Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Royalties da Santo Antônio Energia alcançarão R$ 84 milhões a partir de dezembro de 2011

Quinta-feira, 02 Dezembro de 2010 - 16:22 | Walmir Miranda


1 - Podem acreditar. O Estado de Rondônia e principalmente o município de Porto Velho terão da Santo Antônio Energia, em royalties, a partir de dezembro de 2011, algo em torno de R$ 84 milhões por ano.


Porém, somente agora é que terá sua primeira parte inaugurada, sob muita festa e foguetório da administração municipal petista.

No entendimento de muita gente, fazem uma coisinha aqui, outra coisinha ali, outra acolá, a cada três ou quatro meses, e pronto.

Parece que até que todas as partes do projeto de revitalização do complexo do complexo da ex-Estrada de Ferro Madeira Mamoré poderá não terminar nunca.
A obra que já consumiu milhões de reais dos cofres públicos se arrasta a passos de cágado há quase dez anos (foi iniciada ainda na gestão do ex-prefeito Carlinhos Camurça.
Porém, somente agora é que terá sua primeira parte inaugurada, sob muita festa e foguetório da administração municipal petista.

No entendimento de muita gente, fazem uma coisinha aqui, outra coisinha ali, outra acolá, a cada três ou quatro meses, e pronto.

Parece que até que todas as partes do projeto de revitalização do complexo do complexo da ex-Estrada de Ferro Madeira Mamoré poderá não terminar nunca.

Enquanto isso, muita coisa existente no local da antiga estação de trem desta ferrovia continua como antes ou pior, já que várias partes do mesmo permanecem fechadas à visitação pública há muito tempo. Embora esse complexo seja um dos mais importantes cartões postais da Capital rondoniense.

Mesmo assim, de bonito mesmo, apenas o projeto e sua maquete que realmente são “extasiantes”. Não se pode negar.

Porém, sabe-se que vieram dos cofres federais muitos milhões para a revitalização total do complexo ferroviário da Madeira Mamoré, desde a estação de passageiros em Porto Velho, até a Vila Candelária, numa extensão de aproximadamente dez quilômetros, que poderá ser explorados turisticamente.

Portanto, a expectativa é muito grande para se ver como ficarão, após serem concluídas, também: a rotunda, as oficinas, os vagões, as litorinas, os troles, os galpões, os espaços internos da Praça Madeira Mamoré, a concha acústica, as árvores ornamentais da praça, além das instalações do setor de embarque de passageiros.

QUAL O PREÇO DA OBRA?
   
Detalhadamente não se sabe. Embora se queira saber, obviamente.
É bom que se diga que, nunca foi revelado o total de milhões destinados pelo governo federal para essa obra, e quanto já foi pago a empresa construtora e restauradora desse patrimônio histórico, que passou décadas entregue ao abandono por omissão do poder público federal, estadual e municipal.

INAUGURAÇÃO DA PRIMEIRA PARTE DO COMPLEXO

Mesmo assim, a Fundação Iaripuna - (ente da Prefeitura Municipal de Porto Velho) - está adiantando que, o complexo da Madeira Mamoré, em Porto Velho, que permanece fechado há mais de ano, poderá ter sua inauguração dia 05 deste mês (domingo), com uma vasta programação artístico-cultural e muito foguetório.

Estaremos lá para ver de perto se a restauração está mesmo idêntica ao foi construído há décadas atrás, antes da desativação da EFMM, e quando a mesma interligava as cidades de Porto Velho e Guajará Mirim.
Também iremos verificar se o “Museu da EFMM” foi bem restaurado. Se suas peças lá estão, além de fotografias antigas e de outros apetrechos de seu acervo histórico.

Chegaram informações que, muitas peças e fotografias teriam sido levadas, num verdadeiro “saque” a este que é um dos mais importantes marcos históricos de Rondônia.

Queremos verificar também se a área destinada à praça de alimentação está adequada ao referido tipo de logradouro público, e como será feita a segurança daquele ex-complexo ferroviário desativado há mais de quarenta anos.

***
ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES!!!
***********

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Decisão contundente: Confúcio Moura está decidido a impor fichas limpas em seu staf administrativo

CONFÚCIO MOURA E OS FICHAS LIMPAS (1)Cessada a refrega da campanha eleitoral, que em dois turnos definiu através das urnas a eleição do médico...

Como arma contra a criminalidade estão sendo instaladas 80 câmeras de segurança em pontos distintos da Capital

Essa decisão está sendo aplaudida por muita gente. Entretanto, como sempre, tem gente reclamando e alegando que haverá invasão à privacidade dos ci...