Rondônia, 19 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Sessão solene da ALE homenageia Polícias na Assembleia Legislativa

Quarta-feira, 25 Abril de 2012 - 16:40 | ALE


Sessão solene realizada na Assembleia Legislativa, na manhã desta quarta-feira (25), homenageou as Polícias, que mantém a segurança no Estado. A proposta foi apresentada pelos deputados Luizinho Goebel (PV), Epifânia Barbosa (PT) e Luiz Cláudio (PTN), e aprovada pelo presidente em exercício da Casa de Leis, deputado Hermínio Coelho (PSD), que presidiu a sessão. O governador Confúcio Moura (PMDB) foi representando pelo secretário chefe da Casa Civil, Juscelino Moraes do Amaral.


O deputado, que atuou por muitos anos no movimento sindical, explicou que seu gabinete está à disposição de todos os trabalhadores.
Hermínio Coelho agradeceu a presença de todos e disse que a Assembleia Legislativa está aberta aos policiais, através do responsável pela corregedoria, delegado Carlos Eduardo, e do diretor geral do Departamento de Polícia Legislativa, coronel Fernando Prettz.
O deputado, que atuou por muitos anos no movimento sindical, explicou que seu gabinete está à disposição de todos os trabalhadores.

A deputada Epifânia Barbosa disse que devido à passagem do dia 21 de abril foi procurada por policiais femininas e recebeu o pedido de que fosse prestada homenagem às Polícias. Em seguida, a parlamentar destacou as atribuições da Polícia Civil, que apura as infrações penais, e da Polícia Militar, que atua no policiamento preventivo. Ela ainda citou o trabalho desenvolvido pelo Corpo de Bombeiros Militar.

“Este governo está em seu segundo ano e herdou resquícios de administrações passadas. Mas é preciso estruturar mais a PM, para que os policiais possam ter mais condições para trabalhar. Estive em União Bandeirantes, por exemplo. A Polícia está lá trabalhando duro, apesar das condições precárias”, destacou Epifânia.

O deputado Luizinho Goebel (PV) parabenizou as Polícias e destacou o compromisso e responsabilidade existente nas instituições. Segundo ele, Rondônia tem servido de mau exemplo em muitos aspectos, mas a Polícia está de parabéns. Ele citou, ainda, que o Corpo de Bombeiros tem desenvolvido um trabalho muito bom.

“A Polícia agora é cidadã e está mais perto das pessoas. Quando eu estava no Departamento de Estradas de Rodagem, trabalhando como peão, fiquei muito próximo da Polícia Rodoviária Federal. Os patrulheiros nos davam muito apoio. E também é preciso lembrar dos Bombeiros, que não se limitam a apagar incêndios. Salvam é muitas vidas”, afirmou.

O sub-procurador geral de Justiça, Cláudio José Silveira, disse que o Ministério Público e as Polícias atuam em conjunto. “O resultado do que os senhores investigam é utilizado por nós, que conhecemos os meandros do Judiciário. Sem o trabalho de vocês, não poderíamos desenvolver o nosso. Com as provas obtidas por vocês, mostramos que um crime foi cometido”, explicou.

O secretário de Estado de Segurança, Defesa e Cidadania, delegado Marcelo Bessa, citou o ditado de que a Polícia faz falta quando está longe, mas incomoda quando está perto. “É um trabalho incompreendido. É a mão amiga para auxiliar e também a mão forte para reprimir. Mas o policial tem receio de ser processado. Hoje é preciso ter muito cuidado com isso”, afirmou.

O sub-comandante da PM, coronel Antonio Carlos Tomazoni, agradeceu o reconhecimento da Assembleia Legislativa e elogiou todos os policiais militares abnegados que fazem da farda sua segunda pele. “Precisamos ter mais estrutura, mas recebemos em um ano e alguns meses uma série de investimentos nunca vistos antes”, acrescentou.

O diretor geral da Polícia Civil, delegado Pedro Mancebo, lembrou os policiais que tombaram no exercício da profissão ou por morte natural. Ele endossou as palavras de Marcelo Bessa, dizendo que muitos policiais têm medo de responder a processo. Destacou, ainda, que a Polícia tem trabalhado muito com tecnologia, para não precisar de confissões.

Os deputados Luizinho Goebel e Epifânia Barbosa entregaram placas de reconhecimento ao coronel Tomazoni e ao delegado Fernando Mancebo. Foram cantados os hinos da Polícia Militar e também da Polícia Civil. E o presidente em exercício, deputado Hermínio Coelho, encerrou a sessão solene enaltecendo o trabalho desenvolvidos pelos policias em favor da proteção do cidadão e do estado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também