Rondônia, 14 de maio de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Sindsef presente à marcha por melhores condições salariais

Segunda-feira, 20 Junho de 2011 - 14:49 | Sindsef


Sindsef na marcha



Com a participação maciça dos filiados do SINDSEF, a 3ª marcha unificada em defesa dos servidores e serviços públicos reuniram na última quinta-feira, na Esplanada dos Ministérios, cerca de 8 mil trabalhadores do Executivo, Legislativo e Judiciário de todo o Brasil. Mobilizados, os servidores promoveram uma vigília em frente ao Ministério do Planejamento onde aguardaram o resultado de uma reunião com o secretário de Relações do Trabalho, Duvanier Ferreira. O presidente da entidade, Daniel Pereira, participou da mobilização.

Fórum

Representantes do fórum que reúne mais de 30 entidades nacionais solicitaram avanços nos processos de negociação em curso. Entre as reivindicações está o início imediato dos debates sobre política salarial para a administração pública. As entidades se uniram para solicitar também a instalação de um processo de negociação para resolver impasse com administrativos da educação em greve no país. Na sexta a Condsef realizou mais uma plenária nacional. Na atividade, representantes da base avaliaram o movimento e apontaram ações para reforçar a luta dos servidores.

Reunião

No sábado, 18, a entidade sindical participou de uma reunião ampliada com o fórum de entidades que compõem a campanha salarial unificada dos federais. As entidades vão analisar as atividades desta semana e construir novo calendário de ações para fortalecer a mobilização dos servidores. O objetivo é garantir atendimento dos seis eixos que fazem parte da campanha em defesa dos servidores e serviços públicos. A próxima reunião unificada está agendada para o dia 7 de julho.

Pressão total

O presidente da Câmara dos Deputados, Marco Maia, recebeu, na última quinta-feira, representantes das mais de 30 entidades nacionais que compõem a Campanha Salarial Unificada em defesa dos servidores e serviços públicos. Maia ouviu a agenda de reivindicação dos servidores. As entidades solicitaram apoio para garantir avanços no processo de negociações instalado no Ministério do Planejamento. O presidente da Câmara se comprometeu a entrar em contato com o secretário de Relações do Trabalho, Duvanier Ferreira. Maia disse ainda que vai intermediar reuniões com os deputados Gilmar Machado e Arlindo Chinaglia para debater orçamento 2012. O objetivo é assegurar recursos para atender as demandas urgentes apresentadas pela categoria. Sobre os projetos que tramitam na Casa, Maia sugeriu que as entidades façam uma cartilha direcionada aos parlamentares.

Pendências de greve

Foi assinado termo de acordo que trata de pendências referentes à greve realizada pelos servidores do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE) em defesa de sua pauta de reivindicações. Foi assinado entre representantes do MTE, Ministério do Planejamento, CUT e Condsef em uma reunião que também tratou de pendências de greve no SPU. Os servidores do SPU vão avaliar um aditivo e na próxima semana a expectativa é de que um acordo também seja assinado para a categoria. Após um processo de negociação e debates, governo e servidores do MTE conseguiram estabelecer um consenso a respeito de critérios para reposição de dias parados somente no período de 2010 que levará em conta regimes de mutirão.

Estágio probatório

O termo ainda assegura que não haverá prorrogação de estágio probatório caso sejam cumpridos os termos do acordo. O Planejamento se comprometeu a estudar a possibilidade de atender solicitação da entidade de que a reposição se estabeleça após a reestruturação da carreira do MTE. A entidade sindical deve participar ainda de reunião no próprio MTE para tratar temas ligados a comissões de avaliação de desempenho e outros assuntos de interesse da categoria. A Condsef também estuda uma data para realizar um encontro nacional dos servidores administrativos do MTE. O encontro deve acontecer no final de julho.

Segundo Herclus Coelho

Quanto à proposta de Política Salarial do Governo, o Secretário Duvanier apresentou um relato de que no momento tem dificuldades de consolidar uma proposta de política salarial unificada para o conjunto do funcionalismo, pois, segundo ele, ainda falta à conclusão das várias reuniões com as Entidades Sindicais no que se referem as suas pautas especificas, e que, portanto, somente após a realização dessas reuniões será possível ter uma radiografia de qual será o montante das reivindicações de todas as Entidades, e que neste sentido, uma possível resposta sobre política salarial ficou para o dia 05/07/2011, as Entidades Sindicais protestaram veementemente a posição do Governo, pois para se definir uma política salarial para os (as) Servidores (as) Públicos, não precisa atrelar as questões específicas dos vários setores, aliás, uma situação nã o inviabiliza a outra, mas de toda forma, de acordo com a posição da SRH/MPOG, a questão da política salarial do conjunto dos (as) Servidores (as) está condicionada ao resultado das pautas especificas. Que para nós é uma forma do Governo continuar empurrando com a barriga as nossas propostas da Campanha Salarial Unificada de 2011. Neste sentido, estamos reforçando da importância das nossas Filiadas jogarem peso na Marcha do dia 16/06/2011, pois somente com pressão é que poderemos forçar o Governo a ceder e evidentemente implementar uma política salarial digna para o conjunto do funcionalismo público.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também