Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Uma cartada de classe e humildade do senador Raupp e da deputada Marinha

Segunda-feira, 20 Dezembro de 2010 - 15:04 | Walmir Miranda


Sem sombra de dúvida foi essa a impressão que tiveram a maioria dos mais de cem jornalistas que compareceram ao jantar oferecido pelo senador Valdir Raupp e sua esposa deputada federal Marinha Raupp, ambos do PMDB, na noite de quinta-feira (16), no local de eventos situado à Av. Amazonas com Av. João Goulart, às proximidades do Myoshi Restaurante.



Num ambiente agradável e descontraído os jornalistas que trabalham nos sites, emissoras de televisão, rádios, jornais, produtoras, assessorias de imprensa e marketing, previamente convidados pelo senador e esposa viveram instantes da mais pura convivência social.

É óbvio que havia certa apreensão, porque vários jornalistas dos que ali compareceram não estiveram no “time” de Valdir Raupp e sua esposa, em termos de trabalhos na área jornalística. Significa dizer que, por ossos do ofício, como sempre ocorre dentro de uma democracia, laboraram para outras ilustres personalidades da política rondoniense. Com umas ganharam às eleições de 2010 e com outras perderam obviamente.

Ainda porque após uma campanha eleitoral, sempre ficam seqüelas, que para uns são difíceis de superar, de esquecer, de perdoar. É que no jogo bruto de um pleito eleitoral, como os políticos mesmo dizem: só não vale perder.

Só que, ao final, quem decide que ganha ou perde é sua excelência o eleitor. Por isso tantas surpresas ao final da contagem de votos.

Porém, no caso das vitórias de Valdir Raupp e Marinha Raupp as mesmas já eram esperadas, pelo carisma de ambos, pelo trabalho sólido que há décadas desenvolvem no Estado de Rondônia. Prova-o as votações crescentes, em número de votos, que têm recebido nas urnas.

Destarte considerar que, Raupp se reelegeu para mais um mandato de senador, enquanto Marinha Raupp obteve sua quinta reeleição à Câmara Federal. Não é só isso, Valdir Raupp dentro em breve será o presidente nacional do PMDB, que é o maior partido político do Brasil. Isso, certamente, o catapultará a “nacos” do poder ainda maiores, pois irá suceder nada mais, nada menos, que o vice-presidente da República (eleito e já diplomado) Michel Temer, sabidamente um dos expoentes da política nacional.

Mesmo assim, Valdir Raupp e sua esposa ao recepcionarem os jornalistas em confraternização das mais agradáveis, como já mencionamos acima, demonstraram estar acima da média dos políticos tupiniquins, em termos de superação de rusgas intra-pleito eleitoral, e principalmente, aglutinação de simpatia desses profissionais que, sabidamente, detém em suas mãos enormes condições de promoverem para cima ou para baixo a carreira política de quem quer que seja.

Isso é coisa testada e provada em pleitos anteriores. Tanto que alguns “mandarins” da política rondoniense agora estão amargando a “solidão do poder”, e talvez nunca mais voltem a exercer um cargo político na vida. Desprezaram a boa convivência com a imprensa e seus profissionais e por isso pagarão um preço muito caro daqui por diante. Essa é uma verdade intangível.

Porém, Valdir Raupp e Marinha Raupp sempre agiram e continuam a agir de forma diferente: passadas as eleições visitam as redações, comparecem a eventos, mandam agradecimentos através de seus assessores, e mais que isso: realizam ágapes – como aquele de quinta-feira pretérita – reunindo profissionais consagrados na mídia rondoniense, assim como, muitos e muitos que estão começando suas carreiras, e dentre estes os neófitos, os focas.

Isso é louvável, porque tais atitudes significam um estendimento de braços e mãos a todos aqueles que continuarão exercendo suas profissões, nas diferentes trincheiras do jornalismo livre e democrático, como reconhece o próprio senador e sua esposa.

Jornalismo que, por vezes, cria situações antagonizantes, porém, passíveis de serem contornadas.

Mas para isso, os políticos precisam ter assessores confiáveis e competentes. Assessores que funcionem como “apagadores de pequenos incidentes” na seara política, e sobre modo, atuem como mediadores do bom-senso e da boa prática social coletiva. Assessores que entendam que melhor que o passado é o futuro, vez que, tudo na vida é cíclico. Tudo passa. Também porque, quem não precisa da imprensa hoje (por estar vivendo os eflúvios da vitória), poderá precisar dela e de seus profissionais amanhã. Com certeza.

Raupp e Marinha têm demonstrado terem bons assessores. Dentre esses, os colegas Robson Oliveira (que além de jornalista também é advogado) e Leivinha Oliveira, um dos eméritos editores da política tupiniquim, dentre outros.

Foi por essa vertente que o senador Raupp e sua esposa Marinha Raupp lograram uma “cartada” feliz e exemplar, ao reunir jornalistas em um jantar, cujo objetivo maior, sem dúvida, foi de congratulação, de aproximação de pessoas, de superação de pequenas ou grandes arestas deixadas pela campanha eleitoral. Isso foi, insofismavelmente, uma clara demonstração de respeito e concórdia ao papel que exercem os profissionais de imprensa, estejam eles onde estiverem. Pois é natural que tenham seus serviços contratados por setores e grupos diferentes de uma coletividade, de um município, de um estado.

É mais ou menos como aquilo que fazem os muitos políticos, que ora estão num partido e noutro instante já se apresentam à população como integrantes de outra sigla partidária. Isso é coisa própria de um Estado Democrático de Direito. Ninguém, portanto, deve se escandalizar ao constatar isso.

No popular, se pode dizer que, os amigos de hoje, podem ser os “inimigos” de amanhã, e vice-versa.  Tudo por uma questão (como eles dizem) de sobrevivência. Só isso.

Portanto, a que se cumprimentar o senador Raupp e Marinha Raupp pela iniciativa.

Ao falar aos presentes Raupp foi mais além. Disse que teve o seu trabalho difundido pela imprensa, e graças também a isso teve a votação que teve. “A eleição passou, portanto, embora tenha recebido algumas críticas mais veementes e injustas, é hora de esquecer as arestas. É hora de perdoar. Pois o perdão é uma das maiores virtudes que o ser humano possui e carrega dentro de si”. Foi aplaudido pelos presentes.

Raupp, portanto, fez o que muitos vencedores e perdedores já deveriam ter feito e ainda não o fizeram, por falta de bom assessoramento, por falta de visão política, também, pela falta de entenderem o real significado disso para uma convivência edificante entre pessoas - (de idéias opostas ou diferentes) - dentro de uma democracia.
Ainda bem que existe quem pense e aja de forma diferente.
É isso aí.       

                                                     ******

CONFÚCIO MOURA E A FORMAÇÃO DO STAF GOVERNAMENTAL

O governador Confúcio Moura (PMDB) continua divulgando os nomes das pessoas escolhidas para comporem o staff governamental, que entrará em ação a partir do dia 1º. de janeiro de 2011, quando se iniciará a nova administração.

O governador eleito e diplomado divulgou em seu blog - (que se tornou o mais acessado em todo o Estado) - os seguintes nomes:

•    Comando Geral da Polícia Militar  -  Cel. PM Paulo César de Figueiredo;
•    Subcomandante da PMRO – Cel. PM Antônio Carlos Tomazzoni;
•    Secretário-Chefe da Casa Militar - Major PM Maurício Marcondes Gualberto;
•    Secretário-Chefe da Casa Civil  - Ricardo Sá;
•    Secretário-Chefe da Casa Civil (Adjunto) – José Batista da Silva;
•    Secretaria de Finanças (SEFIN) – Benício Antônio Alves;
•    Secretário-Adjunto (SEFIN)  – Wagner Luiz de Souza;
•    Secretaria de Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Carlos Muller;
•    DETRAN – Diretor Geral – Airton Gurgacz (Vice-Governador);
•    DETRAN – Diretor Geral-Adjunto – Cel. PM João Maria Sobral de Carvalho;
•    Superintendência de Licitações (SUPEL) – Márcio Rogério Gabriel;
•    Representação de Rondônia em Brasília – Elizete Lionel;
•    Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar – Cel. BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza;
•    Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP) – Abelardo Castro Neto;
•    Secretaria do Meio Ambiente (SEDAM) – Nanci Maria Rodrigues;
•    Secretário-Adjunto (SEDAM) – Cel. PM Josenildo do Nascimento;
•    Secretaria de Estado da Educação – Jorge Alberto Elarrat Canto;
•    Secretaria de Estado da Educação (Adjunta) – Neila Pires Myrria;
•    Controladoria Geral do Estado (CGE) – Juliana Furini Reginato;
•    Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) – Miriam Spereafico;
•    Secretaria de Estado da Justiça (Adjunto) – Zaqueu Vieira Ramos;
•    Secretaria de Planejamento (SEPLAN) – George Alessandro Gonçalves Braga;
•    Secretaria de Planejamento (Adjunto) – Avenilson Trindade;
•    Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) – Júlio Olivar;
•    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) – Sérgio Rubens;
•    CAERD (Adjunto)  - Castelo Branco Alencar;
•    Departamento de Comunicação do Governo (DECOM) – Fred Perillo;
•    Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - Lúcio Antônio Mosquini;
•    Secretaria de Estado da Defesa, Segurança e Cidadania (SESDEC) – Marcelo Nascimento Bessa (Delegado da Polícia Federal);
•    SESDEC (Adjunto) - Ricardo Rodrigues Moura (Delegado da Polícia Civil-RO);
•    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Muller;
•    IPERON  -  Walter Silvano Gonçalves;
•    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)  -  Mateus Santos Costa;
•    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES)  -  Édson Luiz Vicente;
•    SEDES (Adjunto)  -  Allan James França Benjamin;
•    Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL) - Francisco Leílson Celestino;

OBSERVAÇÃO: Como se pode observar ainda falta alguns cargos terem os seus indicados. Tão logo o governador eleito os confirme, nós os divulgaremos em nossas próximas colunas. Aguardem!

EIS OS 58 CARGOS MAIS IMPORTANTES DO GOVERNO DE RONDÔNIA

1)    Governadoria
2)    Vice-Governadoria
3)    Casa Civil
4)    Departamento de Comunicação (DECOM)
5)    Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG)
6)    Imprensa Oficial do Estado (DOE)
7)    Departamento de Defesa do Consumidor
8)    Casa Militar
9)    Corregedoria Fiscal
10)    Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS)
11)    Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN)
12)    Secretaria de Estado da Administração (SEAD)
13)    Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN)
14)    Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)
15)    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU)
16)    Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI)
17)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM)
18)    Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL)
19)    Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS)
20)    Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE)
21)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Social (SEDES)
22)    Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC)
23)    Procuradoria Geral do Estado (PGE)
24)    Controladoria Geral do Estado (CGE)
25)    Superintendência de Representação do Estado de Rondônia em Brasília - DF (SUCAP)
26)    Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL)
27)    Coordenadoria Geral de Apoio à Administração (CGAA)
28)    Garagem de Transportes Oficiais (GTO)
29)    Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário (CGPI/SEAD)
30)    Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON)
31)    Companhia Estadual de Processamento de Dados (CEPRORD)
32)    Coordenadoria da Receita Estadual (CRE)
33)    Banco do Estado de Rondônia (Ex-Beron/em Liquidação)
34)    Diretoria da Polícia Civil (DGPC)
35)    Instituto Estadual de Identificação (IEI)
36)    Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO)
37)    Defesa Civil
38)    Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
39)    Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
40)    Hospital e Pronto Socorro João Paulo II
41)    Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON)
42)    Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON)
43)    Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA)
44)    Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD)
45)    Policlínica Osvaldo Cruz (POC)
46)    Laboratório Central de Exames (LACEN)
47)    Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/DEOSP)
48)    Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
49)    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD)
50)    Companhia de Gás e Esgotos de Rondônia (RONGÁS)
51)    Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM)
52)    Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)
53)    Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER)
54)    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)
55)    Companhia de Armazéns Gerais de Rondônia (CAGERO)
56)    Companhia de Mineração de Rondônia (CMR)
57)    Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia (SETUR)
58)    Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE).


                                                           **********
WALTER  SANTOS


Uma das lendárias personalidades do cenário esportivo rondoniense é o conceituado cidadão Walter Santos Barbosa, que tem em sua trajetória pessoal e profissional - (no ramo radialístico) - um trabalho notável, na Capital e no Estado.

Walter Santos será agraciado com a Comenda Marechal Rondon, no Grau de Oficial. A solenidade será presidida pelo governador João Cahulla, dia 22 (4ª-feira), no auditório da EMATER (Esplanada das Secretarias), às 9 horas.
Parabéns meu amigo!

Você merece.

A Comenda Marechal Rondon é a mais alta distinção concedida a personalidades que têm prestado relevantes serviços ao desenvolvimento, à consolidação e progresso do Estado de Rondônia.
Portanto, é algo para ser guardado e levado com orgulho para a posterioridade.
Walter, você é merecedor dessa honraria. Com certeza.

                                                      **********

GREVE DOS AEROVIÁRIOS

Preste bastante atenção!
Se você está querendo viajar de avião, para curtir férias ou outras atividades, os aeroviários estão anunciando a possibilidade de entrarem de greve a partir do dia 23 (4ª-feira) vindoura.
A notícia foi dada à imprensa pelo Sindicato Nacional das Empresas Aeroviárias (SINEA) em conjunto com outras lideranças do setor.
Como se pode antever será o caos nos aeroportos às vésperas de Natal.
Isso é ou não é uma vergonha?

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também