Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 21 de Agosto de 2009 - 10h15

Amorim e comissão ouvem envolvidos na operação Abate

Assessoria


Os servidores públicos envolvidos na operação Abate, num total de 12, – entre fiscais que realizaram sindicâncias que redundaram na operação e presos – serão ouvidos na Assembléia Legislativa nos dias 27 e 28 (quinta e sexta-feira), pelos deputados federais membros da Comissão de Agricultura da Câmara, que investigam imparcialidade e direcionamento nas sindicâncias realizadas em Rondônia a mando de Nelom Oliveira Costa, diretor em Brasília, do Departamento de Inspeção de Produtos de Origem Animal (Dipoa).Fazem parte dessa comissão investigatória os parlamentares, Ernandes Amorim (PTB), autor do pedido de auditoria nas sindicâncias do Dipoa; Moacir Micheletto (PMDB-PR), presidente; Valdir Colatto (PMDB-SC), relator; Moreira Mendes (PPS), e Silas Brasileiro (PMDB-MG), ex-secretário executivo do Ministério da Agricultura. A oitiva dos servidores servirá para embasar a audiência dos parlamentares, no dia 1º setembro, com o ministro da Agricultura, Reinhold Stefhanes, para tratar sobre imparcialidade e favorecimento de fiscais do Dipoa a conglomerados frigoríficos.

Por determinação do presidente da Comissão de Agricultura da Câmara, deputado Fábio Souto (DEM-BA), a oitiva dos servidores será acompanhada de um delegado da Polícia Federal, e representantes do Ministério Público Federal e Consultoria Legislativa da Câmara. “Esse acompanhamento foi por mim solicitado para dar o caráter de transparência e isenção, necessários em todas as investigações, ao contrário das sindicâncias feitas pelos fiscais do Dipoa que apuravam e ouviam uma coisa, mas relatavam outra com interesse claro de prejudicar servidores que denunciaram a existência de um grupo atuado em favor de conglomerados frigoríficos. Esse grupo se arvora, inclusive, em alardear aos quatros cantos que manda mais que o ministro”, afirma Amorim.

O parlamentar espera que ao término desse trabalho, as providências que vem sendo cobrada por ele e outros deputados, sobre “os desmandos” e “atuação ilegal” de um grupo de fiscais comandados pelo diretor do Dipoa, sejam efetivadas.

Antes de iniciar a oitiva dos servidores, os parlamentares devem inspecionar alguns frigoríficos em Ariquemes, segundo informa Amorim. As pessoas a serem ouvidas são: Frederico de Lima Pimentel, Amélia Cristina Cruz da Silva, Francisco Ives Tavares, Vagner Silva de Miranda, Lara Medeiros Blasquez Olmedo,Tais Ebendiger Martins Trindade, João Carlos de Araújo Aranha, Francisco Teixeira Lúcio, Ana Karina Viegas, Mauricio Kato, Alexandre Rodrigues de Menezes, e Orimar Martins da Silva.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions