Rondônia, sábado, 23 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 27 de Novembro de 2008 - 16h38

Amorim fala dos conflitos agrários de Rondônia para TV da França

RONDONIAGORA.COM


Uma equipe de jornalistas prepara uma reportagem especial para ser veiculada em TV aberta da França (Canal Plus), sobre a situação fundiária em Rondônia e, ouviram, nesta semana, o posicionamento do deputado federal Ernandes Amorim (PTB-RO), a respeito de organizações como a Liga Camponesa Pobre (LCP), os conflitos no campo, e luta pela permanência das pessoas que vivem e trabalham em parte da Floresta Nacional (Flona) do Bom Futuro, e dos projetos de lei do parlamentar que desconstitucionaliza os decretos que criaram as Flonas e remete ao Congresso Nacional a criação de novas unidades de conservação no país.A equipe é formada pela jornalista Melissa Monteiro, produtora
da Meltingpot, e do repórter Jérôme Silva. A reportagem foi gravada em Ariquemes.

Aos jornalistas, o deputado Amorim reafirmou seu posicionamento sobre a LCP de que se trata de uma organização terrorista com viés revolucionário e que tem sua expansão na região espalhando terror e medo aos produtores rurais. “Nossa convicção se forma nos documentos tornado públicos pelos órgãos de segurança do Estado; da denúncia publicada na mídia nacional; na audiência pública realizada na Câmara dos Deputados; nos relatos do juiz de Buritis e nos depoimentos de vítimas e gravações mostrando os crimes praticados por esse grupo”, reafirmou à reportagem francesa.

Amorim também falou do processo de colonização no Estado, dos programas governamentais, das contradições das políticas públicas entre a questão ambiental e falta de regularização fundiária, e da iminência de novos conflitos em decorrência de retirada de famílias que trabalham a quase duas décadas na Flona do Bom Futuro, sem ter perspectiva para onde ir; para onde levar seus rebanhos, nem indenizações. Uma operação para retirada dessas pessoas da Flona está sendo organizada pelo Ministério do Meio Ambiente.

O deputado também falou do movimento dos moradores que lutam pela permanência no local, e das alternativas que vem sendo negociadas por ele e mais outros parlamentares. “Vamos entregar a Carta de Buritis, documento fruto de uma audiência pública organizada pela deputada Daniela Amorim (PTB), para o ministro Carlos Minc (Meio Ambiente) e estamos mobilizando as bancadas parlamentares estadual e federal, mais o Governo do Estado, prefeitos e vereadores para sensibilizar a União a reconhecer e regularizar a situação em Bom Futuro”. Amorim tem-se destacado no Congresso Nacional, nesse ano principalmente, por sua luta em favor da regularização fundiária, mineral, inclusive em terras indígenas, e uma legislação ambiental que se coadune com o desenvolvimento sustentável, mas que leve em conta as peculiaridades de Rondônia, já documentadas nos estudos que se transformaram na primeira lei estadual do zoneamento sócio econômico e ecológico do país.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions