Rondônia, sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 29 de Abril de 2009 - 11h59

Apesar dos apelos da bancada e do governador, União confirma retirada de agricultores de Bom Futuro

RONDONIAGORA.COM e Sipam


O clima deve esquentar na Floresta Nacional de Bom Futuro. Apesar dos apelos da bancada federal e do governador Ivo Cassol (sem partido), propondo inclusive medidas compensatórias, a União, através de seus organismos em Rondônia, confirmou o início da operação de retirada de dezenas de famílias para o mês de maio.Conforme o cronograma, outros 350 criadores serão notificados para retirada de seu rebanho e as cerca de 4 mil pessoas residentes serão cadastradas para elaboração de um estudo de reassentamento, que poderá beneficiar com lotes da Reforma Agrária famílias que se adequem ao perfil sócio-econômico do Incra. Além disso, também está prevista a instalação de barreiras para impedir a entrada de ferramentas para corte da floresta e retirada de produtos florestais.

As ações acontecem em cumprimento a duas liminares expedidas pela justiça federal exigindo a paralisação dos danos ambientais na Flona, unidade de conservação onde é proibida a permanência para fins de criação de gado ou atividades madeireiras não planejadas. Entretanto, os órgãos que participam da ação (Ibama, Instituto Chico Mendes, Sistema de Proteção da Amazônia, Polícias civil e militar, Força Nacional, entre outros) reiteram a decisão de não promover a retirada imediata das famílias.

A princípio, os habitantes serão impedidos de prosseguir com atividades que agridam o meio ambiente e informados sobre as decisões judiciais para saída do gado.
Além das liminares, são esperadas para breve sentenças judiciais para os processos instaurados pelos Ministérios Públicos Federal e Estadual.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions