Rondônia, segunda-feira, 25 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 29 de Outubro de 2008 - 18h57

Aprovado projeto de Expedito para renovar frota fluvial

Fabíola Góis


A Comissão de Infra-Estrutura do Senado aprovou hoje o Projeto de Lei nº 76/2008 que autoriza o BNDES a abrir uma linha de crédito especial destinada a financiar investimentos na renovação da frota de transporte fluvial na Amazônia. A proposta, de autoria do senador Expedito Júnior, pretende evitar constantes acidentes, muitos deles com mortes, envolvendo barcos e lanchas que transportam a população nos rios da Amazônia. Grande parte da frota desses veículos é muito antiga.Pela proposta de Expedito Júnior, os empréstimos para aquisição de barcos e lanchas exclusivamente para a renovação fluvial terão taxa de juros de 6% ao ano e terão prazo de duração de dez anos, com três de carência. As condições para realização dos empréstimos, seus limites, condições financeiras e parâmetros técnicos serão definidos pelo Conselho Monetário Nacional.

“O transporte fluvial é fundamental para a Amazônia em razão de suas características geográficas. A região possui aproximadamente metade dos 48 mil quilômetros de vias navegáveis do território brasileiro. No entanto, a exploração desse potencial tem ficado muito aquém das necessidades da população”, afirmou o senador.

Para Expedito Júnior, os grandes empresários do setor privado e o governo não investem no transporte fluvial amazônico, dominado por embarcações clandestinas, sem segurança e com superlotação. “Acredito que a abertura de uma linha de crédito subsidiado para investimentos em área tão crítica como o transporte fluvial amazônico estaria de acordo com o papel do BNDES. Tais investimentos, além do alto retorno econômico e social, ajudariam a salvar vidas”, destacou.

A matéria segue para a Comissão de Assuntos Econômicos do Senado, com caráter terminativo (se for aprovada, vai à Câmara dos Deputados).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions