Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 30 de Julho de 2009 - 15h39

Cahulla libera Fitha para Cabixi e recebe produtores do Baixo Madeira

Decom


Na manhã desta quinta-feira, 30, o vice-governador João Cahulla assinou o convênio do Fundo de Infra-estrutura de Transportes e Habitação (Fitha) para o município de Cabixi, no Cone Sul do Estado, e recebeu cerca de 20 produtores rurais da região do Baixo Madeira, moradores de São Carlos, Papagaio, Ressaca, Nazaré, Ilha de Iracema, Gleba Rio Preto, Calama, Terra Firme, entre outras comunidades.

Com o prefeito José Barroso, o Baú, de Cabixi, Cahulla assinou a liberação do Fitha, no valor de R$ 239.864,74 para atender ao município na recuperação de 120,90 quilômetros de estradas vicinais. O recurso vai ser liberado em duas parcelas e vai ser utilizado para a recuperação das Linhas 7 a 11 (Colorado); Linha Mini-Eixo; Linha 7 (Zero-Eixo) e linhas 7 e 10, no Escondido.

“O Estado libera o Fitha na época certa e atendemos a todos os municípios. Cabixi é mais uma cidade beneficiada e temos certeza que os moradores dessas linhas serão atendidos com um serviço de qualidade, facilitando o seu deslocamento e o escoamento da produção”, disse Cahulla.

O prefeito Baú agradeceu a liberação do Fitha e assegurou que os recursos serão aplicados de acordo com o projeto, para beneficiar a comunidade. “Todos os anos o recurso do Futha garante melhorias para as nossas estradas, numa iniciativa pioneira da administração Ivo Cassol”.

Produtores são recebidos e fazem reivindicações – O vice-governador recebeu uma comissão de produtores e lideranças do Baixo Madeira. Durante o encontro, Cahulla ouviu sugestões, reivindicações e também o reconhecimento dos produtores rurais ao apoio que o Governo do Estado tem dado ao setor produtivo. Entre os pedidos, está a recuperação da estrada ligando São Carlos a Porto Velho; construção de escola de ensino médio em São Carlos; abertura de estradas e implantação de poços artesianos e o Promec para atender aos produtores.

João Cahulla disse que a abertura e recuperação das estradas na região dependem de licença ambiental, que estão em andamento. “Tão logo tenhamos a autorização, as máquinas vão atender às comunidades”, assegurou. Sobre a recuperação da estrada de São Carlos, Cahulla assegurou que as máquinas do DER farão o serviço em breve, após o término dos trabalhos na estrada do distrito de União Bandeirante.

Em relação à escola de São Carlos, o Estado busca uma área para viabilizar a sua construção. No distrito de Nazaré, a cobrança dos moradores é a respeito da empresa que iniciou a obra da escola e há dias que não voltou. O vice-governador ligou de imediato para o diretor do Deosp, Alceu Ferreira, que assegurou que na próxima semana a empresa vai deslocar o material necessário para o início efetivo da obra.

O produtor Damião Batista das Neves, 47 anos, morador de Ressaca - povoado localizado a cinco horas de voadeira (subindo o rio) de Porto Velho – mora com a esposa e nove filhos, vive do plantio de mandioca, feijão e melancia e da pesca. “Só recebemos apoio do Governo, pois a prefeitura nos abandonou, não cuida das estradas e esqueceu dos distritos e povoados do Baixo Madeira”, desabafou o produtor.

Os produtores participam do encontro de Dirigentes de Organizações Sociais Rurais, promovido pela Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (Seagri), junto com a Emater. Eles conheceram outras instalações públicas e permanecem na capital até esta sexta-feira (31).

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions