Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

China volta a comprar carne de Rondônia; missão oficial tem resultado positivo, anuncia deputado Lúcio Mosquini

Segunda-feira, 27 Março de 2017 - 15:33 | da Assessoria


China volta a comprar carne de Rondônia; missão oficial tem resultado positivo, anuncia deputado Lúcio Mosquini

O deputado federal Lúcio Mosquini (PMDB-RO), que se encontra em missão oficial da Câmara dos Deputados na China, anunciou neste final de semana a retomada da compra de carne brasileira pelo país asiático, conforme lhe foi prometido pelo governo chinês.


"É uma grande vitória para a economia brasileira e para o agronegocios de Rondônia. Centenas de empregos serão preservados", afirmou Mosquini.

Crise da carne
Autoridades do governo chinês anunciaram oficialmente neste sábado (25) que o país voltará a comprar carne brasileira, excluindo apenas os 21 frigoríficos investigados. O país - que, juntamente com Hong Kong representa 30% do mercado mundial da carne brasileira - é o primeiro dos grandes importadores que retomou os negócios com o Brasil.
"É uma grande vitória para a economia brasileira e para o agronegocios de Rondônia. Centenas de empregos serão preservados", afirmou Mosquini.

Crise da carne

A crise da carne brasileira foi uma consequência da ação da Polícia Federal, que deflagrou no dia 17 de março a Operação Carne Fraca, para investigar 21 frigoríficos suspeitos de participação em um esquema que liberava carnes sem a fiscalização adequada para venda fora e dentro do Brasil.
"Em defesa do consumidor brasileiro eu apoio a ação da PF e peço o máximo rigor nas investigações. No entanto, das 4.837 unidades frigoríficas que o país tem, a suspeita recai sobre apenas duas dezenas delas. Ou seja, não podemos condenar um setor estratégico para a economia brasileira em função de alguns poucos irresponsáveis.Todos nós sabemos que o problema não é o sistema sanitário e sim a corrupção. A punição deve ser aos culpados, e não ao setor inteiro", afirmou Mosquini.
O Brasil responde por 7% do mercado mundial de alimentos e uma crise no setor pode gerar grandes prejuízos econômicos e desemprego em massa no segmento. Em Rondônia a carne bovina tem importância estratégica para a economia do estado. Somente entre janeiro e fevereiro de 207 metade de tudo o que foi exportado em Rondônia foi de carne bovina. No entanto, em função da crise já houve uma redução de 40% nos abates. Rondônia não exporta carne processada, que recebe conservantes. A carne rondoniense, tanto para o mercado interno como para o mercado externo, é comercializada in natura, ou seja, congelada mas sem conservantes.
"Vencemos a primeira batalha, mas não podemos nos acomodar. É preciso retomar a plena confiança de exportadores e consumidores na carne brasileira. E, após esta fase crítica, partirmos para o fortalecimento efetivo do setor, para que possa continuar gerando emprego e renda aos rondonienses", concluiu Mosquini, que formalizará nesta segunda-feira (27), através de seu gabinete em Brasília, um convite para que uma comitiva chinesa visite os frigoríficos rondonienses para constatar in loco os cuidados sanitários e de produção da cadeia produtiva da carne.
A comitiva da Câmara dos Deputados retornará ao Brasil nesta terça-feira (28), encerrando a missão exitosa.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também