Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 27 de Junho de 2008 - 19h29

COLORADO SEDIA PROJETO PILOTO DO TSE CONTRA FRAUDES

TSE


Nas eleições de outubro, o TSE (Tribunal Superior Eleitoral) vai implementar um projeto piloto de identificação de eleitores na tentativa de reduzir as fraudes. A experiência de identificação biométrica --na qual são reproduzidas as digitais de todos os dedos das duas mãos-- vai ser colocada em prática em três municípios: São João Batista (SC), Fátima do Sul (MS) e Colorado do Oeste (RO). No total, o projeto vai ser testado com cerca de 45 mil eleitores.Os técnicos do TSE informaram nesta sexta-feira que o objetivo é testar o projeto para colocá-lo em prática em todo país nas eleições de 2010 --quando serão escolhidos presidente da República, vice-presidente, governador, senador e deputados federais.

Já nas eleições de outubro, os técnicos informaram ainda que será realizada uma espécie de auditoria durante as votações. A idéia é retirar uma urna de cada zona eleitoral que servirá de referência para o acompanhamento das votações na presença de representantes da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil), do MP (Ministério Público) e do TSE.

Para as eleições de outubro, o objetivo, segundo o técnico do TSE, é dar mais agilidade na divulgação dos resultados das votações nos mais de 5.000 municípios em todo país. De acordo com eles, será ampliado o acesso às informações e também reduzido o tempo de apuração.

O sistema de apuração será realizado pelos TREs (Tribunais Regionais Eleitorais) que transmitirão as informações para o Tribunal Superior Eleitoral. Antes da conclusão da totalização dos dados, as informações parciais também serão fornecidas.

Nas eleições de outubro vão ser escolhidos prefeitos e vereadores em todo país. A única exceção será o DF (Distrito Federal) que é formado pelo Plano Piloto e cidades-satélites. O DF tem um governador eleito, José Roberto Arruda (DEM), que escolhe os administradores regionais do Plano Piloto --onde ficam os palácios do Planalto e da Alvorada, além do Congresso Nacional, a Esplanada dos Ministérios e a maioria dos órgãos federais-- e das cidades-satélites.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions