Rondônia, sábado, 23 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 24 de Março de 2008 - 12h54

DENÚNCIA FEITA PELA ALLTV E RONDONIAGORA EM NOVEMBRO GANHA AR DE EXCLUSIVIDADE NO FINAL DE SEMANA PELA “ISTOÉ”; REVEJA

RONDONIAGORA.COM


A revista IstoÉ divulgou neste final de semana reportagem de 7 páginas sobre a ação da Liga Camponesa Pobre (LCP) em Rondônia, mesma matéria produzida com exclusividade pelaALLTV AMAZÔNIA e RONDONIAGORA no ano passado e apresentada em 21 de novembro. Os jornalistas da IstoÉ foram proibidos de entrar no acampamento Nélio I e Nélio II a 7 quilômetros de Jacinópolis, feito conseguido pela equipe de reportagem da ALLTV.

No material divulgado pelo veículo rondoniense, há depoimentos do delegado de Polícia Civil, juiz da Comarca, integrantes da LCP e do fazendeiro Sebastião Conte, que teve sua propriedade e seus veículos queimados pelos sem-terra. “Nós somos ameaçados por fazendeiros e autoridades. Assim com essa cobertura não deixamos pistas”, disse um dos posseiros na reportagem da ALLTV. “Na verdade são treinados pelas FARC (Forças Armadas Revolucionárias da Colômbia”, acusa Josenildo Jacinto, comandante do Batalhão Ambiental de Rondônia.

Dentro do acampamento, a jornalista Ivonete Gomes filmou plantações de arroz, feijão e banana, além de vasto material de propaganda. A maior parte da alimentação não vem do plantio, mas das cestas básicas fornecidas pelo INCRA através do programa Fome Zero. “Vem com atraso, mas sempre vem”, disse um dos sem-terra.

Danilo Augusto Paccini, juiz da Comarca de Buritis, ouvido pela ALLTV, disse que é preciso um “olhar mais atento tanto do poder executivo federal quanto estadual para resolver a questão das terras em Buritis e Jacinopolis”.

Ainda no material daALLTV, os jornalistas detectaram um aumento considerável de invasões nas unidades de conservação. Só de 1997 a 2003 os parques nacionais Pacaas Novos e Floresta Bom Futuro perderam 8% da mata.

Um fato importante destacado pela revista IstoÉ é a denuncia recebida no dia 11 de janeiro de 2008 pelo ouvidor agrário Gercino José da Silva Filho sobre as denúncias contra a LCP, mas nada fez sobre o assunto.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions