Rondônia, 28 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Deputado Jean busca solução para problemas de Itapuã

Sábado, 05 Dezembro de 2015 - 09:02 | Assessoria


Deputado Jean busca solução para problemas de Itapuã
O deputado Jean Oliveira (PSDB) recebeu na quarta-feira (2) uma comissão de moradores de Itapuã do Oeste para dar continuidade as tratativas visando solucionar dois problemas que afetam de forma crucial aquele município: a conclusão ou a construção da ponte do Rio Jamari e a falta de energia elétrica para a população rural e urbana.



Para tanto, o deputado Jean Oliveira, agendou reuniões com a Eletrobras para discutir a questão da permanente falta de energia elétrica; com a Sedam, para discutir licença para o novo local de atraque da balsa que faz a travessia no Rio Jamari por falta da ponte e ainda, com o Ministério Público Federal, com a procuradora Gisele Cunha, para saber quais providências foram tomadas após a realização da audiência pública em Itapuã do Oeste em relação a ponte.

A primeira reunião ocorreu às 10h no gabinete do deputado com o diretor presidente da Eletrobras, Marcelo Reis de Carvalho e o gerente do departamento de engenharia, Marcos Azzi. Depois de exposta a situação e os problemas vividos pelos moradores de Itapuã do Oeste devido a falta de energia elétrica, o deputado Jean Oliveira, reivindicou a Eletrobras que agisse no sentido de resolver o problema.

O diretor presidente da Eletrobras fez uma exposição da situação de Itapuã de Oeste informando que toda infraestrutura, como subestação e rede, estão prontas e só já não foi resolvido parte do problema da empresa responsável pelo serviço que atrasou seu cronograma de trabalho.

Os representantes da Eletrobras informaram que já está acertado que, Itapuã do Oeste, que hoje conta com a capacidade de energia elétrica instalada de 6,5 MVA, até o final de janeiro próximo terá 12,5 MVA e até o final de abril de 2016, a capacidade energética será ampliada em mais 12,5 MVA, quando então estará solucionado o problema do município em relação a energia elétrica.

Na reunião com a Sedam foi tratado sobre a necessidade de uma licença ambiental para adequar o local de atraque da balsa do outro lado do rio Jamari. Atualmente a balsa, devido o rio estar com baixo nível, precisa fazer um desvio que aumenta o trajeto.

A licença ambiental da Sedam irá permitir adequar esse outro local onde a balsa irá atracar evitando-se de fazer o desvio, reduzindo o tempo de travessia e possibilitando maior segurança no transporte.

Ficou acertado que a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente de Itapuã se reunirá na manhã de sexta-feira com o coordenador do Programa de Floresta Plantada, Edgar Cardoso, e o gerente Executivo Robson Damasceno, ambos da Sedam, para resolver a questão da licença.

A terceira reunião ocorreu à tarde no Ministério Público Federal com a Procuradora da República, Gisele Breggi Cunha, que participou da audiência pública em Itapuã do Oeste, estudou e está acompanhando toda a questão da obra não concluída da ponte do Rio Jamari.

A procuradora informou que, independente da questão judicial entre a Eletronorte e a empreiteira responsável pela obra, já está sendo providenciada a ação do Ministério Público Federal para entrar na Justiça exigindo da Eletronorte que construa a ponte.

Ela informou ainda que seu propósito é entrar com a ação na Justiça no máximo até o dia 14 de dezembro. Segundo a procuradora a construção da ponte é um débito da Eletronorte com a população do município de Itapuã do Oeste que deve ser pago. “Compensação social não é uma opção, tem de ser cumprida”, afirmou.

O deputado Jean Oliveira recebeu os agradecimentos da comissão de Itapuã do Oeste e novamente se colocou a disposição daquele município para reivindicar em seu nome. “O município de Itapuã do Oeste fica esquecido, não tem quem reivindique em seu nome buscando resolver os problemas sociais e ambientais vividos por aquela população. Assumimos essa luta e vamos juntos lutar pela melhoria, em todos os sentidos, de Itapuã do Oeste”, afirmou o parlamentar.

A comissão de Itapuã do Oeste estava formada pelo presidente da Câmara de Vereadores, Antônio Aguiar (PTB), o Cearazinho, os vereadores Hilberto Pereira (PSD) e Hebraim Junior (PSB), o presidente da Associação Comercial, Itamar Felix, a secretária municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Maristela Madaleno, representante do secretário municipal de Administração, Paulo Roberto Stresser, a funcionária pública do Legislativo, Daianny Robel e Antônio Carlos Rosa da Associação Comercial.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também