Rondônia, quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 26 de Março de 2009 - 15h40

DINHEIRO DA ASSEMBLÉIA LEGISLATIVA “SOME” DE CONTA NO BANCO RURAL

RONDONIAGORA.COM


Um despacho assinado pela Mesa Diretora da Assembléia Legislativa de Rondônia publicado no Diário Oficial da Casa coloca em situação delicada os próprios deputados estaduais. Uma comissão, formada por quatro servidores públicos, foi designada para apurar o “sumiço” de uma grande quantia em dinheiro da conta 09-00000-9 do Banco Rural S/A durante o período de 01 de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009, já na gestão do atual presidente do Poder Legislativo, Neodi Carlos Oliveira (PSDC-Machadinho).Os deputados estaduais não sabem informar quanto desapareceu dessa conta corrente, mas passa da casa de R$ 1 milhão. Os servidores Sidney Duarte Barbosa, Leme Bento Lemos, David Humberto e Giselle Cristina terão o trabalho de investigar, fazer relatório e encaminha-lo ao procurador-geral da Casa, Aparício Paixão Ribeiro, que apura o caso. Segundo ele, na realidade se trata de mais um “rolo” da legislatura passada e que está sob investigação da Polícia Federal. Mas não soube explicar aos atuais parlamentares porque determinou apuração do sumiço do dinheiro justamente no período de 1 de dezembro de 2008 a 28 de fevereiro de 2009.

Não é a primeira vez que são descobertas relações ilícitas entre Assembléia Legislativa e o Banco Rural. Segundo inquéritos da Polícia Federal, a Casa de Leis pagou parcelas de empréstimos por 19 empresas privadas que somam mais de R$ 3,5 milhões.

Segundo a apuração, o grupo criminoso que atuava na AL quitava as dívidas tomadas em nome de particulares para desviar recursos públicos.

Ao menos um dos empresários relacionados ao esquema investigado pela Operação Dominó sugere, segundo o documento, que os empréstimos faziam parte de operação triangular. A empresa cedia nota fiscal fria por serviço não prestado. A mando de deputados, um intermediário utilizava a nota para desviar recursos, e orientava a empresa a tomar empréstimo no banco com o mesmo valor da nota emitida. Ao final, o empréstimo era pago com dinheiro da própria Casa.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions