Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 13 de Abril de 2009 - 12h56

DNIT abandonou a BR-364, denuncia deputado Jesualdo Pires

Carlos Neves


O primeiro secretário da Assembléia Legislativa, deputado Jesualdo Pires (PSB), denunciou que o Dnit, em Rondônia, não funciona e que o órgão abandonou por completo a BR 364. “Está virando normalidade todo ano, sempre nesta época, eu vir aqui falar sobre a intrafegabilidade da 364 devido à buraqueira que toma conta da estrada, principalmente no trecho compreendido entre Ji-Paraná, Presidente Médici e Cacoal. É lamentável e preocupante que a principal via de acesso terrestre de Rondônia com os demais estados brasileiros apresente essa dificuldade por falta de cuidados por parte de quem de direito”, asseverou o parlamentar.Ao falar que, como engenheiro civil, não pode conceber o descaso que o Dnit, um órgão do Governo Federal, deixe que um pequeno buraco se transforme em uma grande cratera na BR 364. “Será que o Dnit deixa isso acontecer por incompetência ou por falta de recursos? Tudo leva a crer que é falta de competência, pois todo ano a desculpa é a mesma: não tem dinheiro”, observou o deputado Jesualdo ao citar que está recortando e guardando as notícias que o órgão publica na imprensa sobre a recuperação e manutenção da estrada, mas que não se concretizam como verdadeiras.

Para ilustrar seu posicionamento, Jesualdo apresentou recortes de notícias do ano de 2007 onde se afirma que ‘Superintendência do Dnit garante a recuperação da BR 364’ e que ‘BR 364, em Rondônia, será reformada a partir deste ano’. De 2008, o parlamentar apresentou outro recorte em que diz que ‘Dnit garante a recuperação da BR 364 em Rondônia’ e fez questão de mencionar que a informação contida na reportagem afirmar que ‘a superintendência do Dnit em Rondônia e Acre já contratou os serviços para a elaboração do projeto executivo das obras de recuperação da BR 364 e que o contrato com a Strata Engenharia, vencedora da licitação, foi avaliado em R$ 324 mil e o serviço de elaboração do projeto deve ficar pronto em 60 dias’.

O deputado comentou também que, em 2008, houve a divulgação de que ‘considerada uma das principais estradas do centro norte do país – liga o Mato Grosso ao acre, passando por Rondônia – a BR 364 é uma das que receberam recursos do Programa de Aceleração do Crescimento (PAC)’. Já este ano, foi divulgado que ‘Dnit licita recuperação da BR 364’ e ‘Dnit recupera rodovia BR 364’ com a citação de que o superintendente do órgão, José Ribamar da Cruz Oliveira, anunciou para o último mês de março o processo licitatório para as empresas responsáveis pela obras de restauração e manutenção da BR 364’. Ele disse que todos os anos são divulgadas as mesmas notícias e a BR 364 continua intrafegável. “É um desrespeito a nós todos”, comentou.

Em aparte, o deputado Kaká Mendonça (PTB) falou que o Dnit toda hora tem um posicionamento diferente e que protocolou documento junto ao órgão para saber as questões do viaduto de Pimenta Bueno. “Toda obra é bem vinda com começo, meio e fim, coisa que não acontece no Dnit. A situação da BR é lastimável”. O deputado Lebrão (PTN) denunciou que a BR 429 também está abandonada e o deputado Euclides Maciel (PSDB) comentou que “o Dnit, quando mexe na estrada, o faz no horário errado. Assim tem acontecido em Ji-Paraná”.

Jesualdo completou que “tem que se gravar tudo que o superintende do Dnit fala (assim como fazia antigamente o ex-deputado Cacique Juruna) para se cobrar dele depois. A BR 364, mal conservada, está ceifando vidas. Os acidentes são constantes por conta das crateras existentes ao longo da estrada. As providências têm que ir além das notícias divulgadas pela Superintendência Regional do Dnit em Rondônia”.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions