Rondônia, domingo, 24 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Domingo, 28 de Setembro de 2008 - 16h39

ELEIÇÕES 2008: Votação Paralela garante segurança das urnas

TRE-RO


Em todo o território nacional, no dia 5 de outubro, simultaneamente às eleições 2008, estará ocorrendo o processo de Auditoria do funcionamento das urnas eletrônicas mediante Votação Paralela.Em Rondônia, o evento acontece na Sala de Treinamentos da Secretaria de Informática, na Sede do Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia, sito na Av. Presidente Dutra, 1889, Areal, na Capital. O presidente da Comissão é o Juiz Valdeci Castellar Citon, que estará sendo auxiliado por mais quatro servidores da Justiça Eleitoral.

Na véspera da eleição (4/10), às 10 horas, os alunos do Colégio Tiradentes estarão no auditório do Tribunal, situado no endereço acima citado, para preenchimento de 1.000 cédulas que serão utilizadas nos trabalhos da Votação Paralela.

O QUE É A VOTAÇÃO PARALELA ?

A votação paralela, regulamentada pela Resolução TSE nº 22.714/08, é uma sistemática simples de auditoria das urnas eletrônicas para comprovar o funcionamento correto dos seus programas.

O uso das urnas eletrônicas acabou definitivamente com alguns tipos de fraudes, entretanto, trouxe o desafio de garantir à sociedade, a correta captação e contabilidade dos votos.

No dia anterior às eleições far-se-á um sorteio de três urnas entre todas as urnas do Estado, sendo um entre as da Capital, e as outras duas do interior. Esse sorteio acontece no auditório do TRE, às 9 horas.

Em síntese, o procedimento da votação consiste em inserir os dados das cédulas já preenchidas num terminal de microcomputador, gerando um espelho da cédula de votação paralela, e depois na urna eletrônica. Em cada urna a ser auditada haverá um equipamento de filmagem captando a imagem do espelho da cédula e a leitura do conteúdo da cédula.

Todas as atividades da Comissão são acompanhadas por uma equipe de auditores externos, contratados pelo TSE, que estarão presentes em todas as fases dos trabalhos da Votação Paralela.

Os trabalhos de votação paralela são públicos podendo ser acompanhados por fiscais de partidos políticos e coligações e por representantes da Ordem dos Advogados do Brasil, bem como por entidades representativas da sociedade.

Informações sobre o funcionamento da auditoria, cronograma de atividades, modelo de cédula de votação paralela, comissão responsável, entre outros assuntos, poderão ser obtidos através do link: http://www.tre-ro.gov.br/eleicoes/2008/comissao_auditoria.htm

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions