Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sábado, 04 de Outubro de 2008 - 20h56

ELEIÇÕES RONDÔNIA: PATRULHA ELEITORAL DE MACHADINHO ENTREGA DENÚNCIAS À JUSTIÇA

Assessoria


A Patrulha Eleitoral de Machadinho do Oeste entregou à Justiça Eleitoral de Machadinho do Oeste, diversos documentos, materiais de campanha e mídias contendo fotos e imagens de propagandas eleitorais irregulares. A Patrulha Eleitoral é composta de 38 adolescentes que fazem parte do Programa Pró Jovem e Guarda Mirim e desde o início de agosto estão atuando em toda a Comarca de Machadinho do Oeste auxiliando a Justiça na fiscalização e orientação eleitoral.Os Patrulheiros receberam treinamento do chefe de Cartório Eleitoral Bruno dos Anjos sobre noções de cidadania e o processo eleitoral e posteriormente, receberam treinamento da juíza Márcia Cristina Rodrigues Masioli sobre propagandas eleitorais permitidas e vedadas, crimes eleitorais, abuso do poder econômico, captação ilícita do sufrágio e prestação de contas.
Durante os trabalhos de fiscalização da Patrulha, a Justiça Eleitoral disponibilizou um ônibus para que os patrulheiros fiscalizassem o Distrito de 5º BEC e o Município de Machadinho do Oeste, sendo que em 2 meses de atuação, eles recolheram material de campanha de todos os candidatos a fim de ser verificado se os gastos com material impresso de campanha serão declarados na prestação de contas dos candidatos. Os patrulheiros recolheram ainda panfletos, “santinhos” e impressos e fotografaram diversas placas afixadas em locais irregulares e condutas vedadas (fornecimento de alimentação e combustível a eleitores). Os Patrulheiros também fizeram buscas na internet nos sites de notícias e de relacionamentos (orkut, MSN etc.) visando encontrar propaganda irregular. O material recolhido pela Patrulha foi entregue à Justiça Eleitoral, que após separar o material que se destina a fiscalizar futura prestação de contas dos candidatos, remeteu alguns documentos ao Ministério Público, tendo a promotora Luciana Ondei Rodrigues Silva ingressado com diversas Ações de Investigações Judiciais Eleitorais perante a 32ª Zona Eleitoral.
Entre as denúncias e documentos mais graves que os patrulheiros entregaram, há documentos comprovando que um candidato a vereador de Machadinho do Oeste ofereceu tratamento dentário gratuito para os eleitores que votassem nele; fotografias evidenciando a distribuição de combustível por um candidato a prefeito e fotografias e endereço eletrônico (www.google.com.br) evidenciando a distribuição de alimentos e bebidas em evento público (Festa da Garota Cachoeira). Os Patrulheiros foram treinados para fiscalizar as Eleições de domingo, mas devido a um crime ocorrido no dia 03 de outubro que vitimou dois policiais militares no Município de Machadinho do Oeste e que mobilizou toda a cúpula das Polícias Civil e Militar para o Município, houve determinação da Juíza Eleitoral para que a Patrulha não mais auxiliasse na fiscalização das eleições, pois não haveria contingente policial suficiente para garantir a segurança dos Patrulheiros, já que parte do grupamento da Polícia Militar continua à caça dos homicidas foragidos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions