Rondônia, terça-feira, 24 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 19 de Maio de 2009 - 18h32

Expedito Junior cobra promessa de Minc de manter posseiros

SENADO


O senador Expedito Júnior (PR-RO), em discurso nesta terça-feira (19), cobrou que o ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, cumpra compromisso assumido em audiência pública no Senado, em 2008, e não permita a remoção das famílias que ocupam há 15 anos a Floresta Nacional do Bom Futuro (Flona), em Rondônia.Segundo o parlamentar, na ocasião o ministro teria dito que "foi um absurdo e um erro cometido no passado quando se permitiu que as famílias adentrassem a floresta, mas será um erro maior ainda tirar essas seis mil famílias da reserva". Apesar da promessa, há um Termo de Ajustamento de Conduta (TAC) assinado em 2005 que prevê a retirada dessas famílias.

Para Expedito Júnior, os culpados pelo problema não são os moradores que invadiram a floresta, mas sim o governo federal, que não fiscalizou adequadamente a reserva e permitiu seu crescimento. Ele defendeu uma saída negociada e pediu mais tempo para se encontrar uma solução adequada que proteja a população. O senador também registrou a proposta feita pelo governador, Ivo Cassol, de oferecer outra área de preservação estadual ao governo federal em troca da permanência dos moradores na Flona.

O parlamentar lembrou a construção da Usina de Jirau, no Rio Madeira, criticando o fato de que para a construção de uma usina é permitido invadir uma reserva ambiental, não ocorrendo o mesmo quando se trata de resolver um problema social envolvendo mais de 10 mil pessoas.

Expedito Júnior elogiou a visita dos deputados Wandenkolk Gonçalves e Giovani Queiroz à região para a realização de audiência pública da subcomissão especial da Câmara para intermediar os conflitos agrários no país.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions