Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 21 de Maio de 2009 - 00h36

Expedito Júnior propõe permuta entre a Floresta Bom Futuro e a Reserva Estadual do Rio Vermelho

Assessoria


O senador Expedito Júnior (PR/RO) propôs projeto de lei para autorizar o Poder Executivo a permutar a área da Floresta Nacional do Bom Futuro com a área da Reserva Estadual do Rio Vermelho, ambas no Estado de Rondônia. Essa é uma tentativa de se manter as mais de 5 mil famílias que ocupam, de forma produtiva e há mais de 15 anos, uma área no Distrito de Rio Pardo. E a área cedida pelo Estado de Rondônia serviria para viabilizar a construção da usina hidrelétrica de Jirau.O projeto prevê que a área cedida pelo Poder Executivo seja utilizada para legalização e concessão de títulos de propriedade aos atuais ocupantes de áreas na Floresta Nacional do Bom Futuro e à implantação, em áreas remanescentes, de assentamentos urbanos e rurais. No local, há dois assentamentos do INCRA.

Expedito Júnior é solidário com os moradores da região, que passaram a viver momentos de angústia e aflição com o anúncio recente da preparação de uma operação, por parte do Governo Federal, para desocupação da área sem que se tenha chegado a um entendimento sobre a sua destinação, a reparação de todas as benfeitorias, de toda a produção agrícola e de pecuária.

Em recente audiência pública na Comissão de Agricultura e Reforma Agrária, em atendimento a requerimento de autoria do senador, Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, reconheceu que, no passado, houve um erro em se permitir que as famílias adentrassem a floresta para ocupação, mas afirmou que seria um erro ainda maior a retirada de mais de cinco mil famílias da reserva após mais de 15 anos. Por outro lado, afirma Expedito Júnior, o Estado de Rondônia está pronto para ajudar o País na questão da geração de energia elétrica com a construção das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e de Jirau.

“Esse projeto busca uma solução alternativa negociada. Para viabilizar a construção da usina hidrelétrica de Jirau, o Estado de Rondônia cede para inundação a Reserva Estadual do Rio Vermelho, em Porto Velho. E para viabilizar uma solução para fixação das famílias já assentadas no Distrito do Rio Pardo, o Poder Executivo cede a Floresta Nacional do Bom Futuro para que seja providenciada a concessão dos títulos de propriedade aos seus ocupantes e se planeje, de forma ordenada, a implantação, nas áreas remanescentes, de assentamentos urbanos e rurais”, destacou o senador.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions