Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 14 de Maio de 2009 - 12h04

Fest Cineamazônia leva cinema ambiental para distritos de Porto Velho

Assessoria


Durante oito dias, a Mostra Itinerante do Fest Cineamazônia 2009 percorreu oito distritos do eixo da BR-364 e da Ponta do Abunã, no município de Porto Velho. O roteiro foi realizado no período de 2 a 9 de maio. Os filmes e vídeos foram exibidos em locais abertos para os moradores. O projeto promove a inclusão do cinema em comunidades tradicionais e distritos.A mostra passou pelos distritos de Jacy-Paraná, Mutum-Paraná, União Bandeirantes, Abunã, Fortaleza do Abunã, Vista Alegre, Extrema e Nova Califórnia. Agregou um público total estimado em três mil pessoas. Nessa primeira etapa, foram percorridos mais de 400 quilômetros em estradas asfaltadas e de terra. Em alguns lugares, a caravana do Fest Cineamazônia Itinerante passou por lamas e trechos acidentados.

Nas localidades sem espaço adequado, o projeto instalou uma tenda circense para abrigar o público. Por onde passou, a mostra conseguiu despertar os moradores para a discussão das questões ambientais. Porto Velho vem sendo considerado o município que com maior índice de desmatamento em Rondônia, nos últimos anos. “Podemos ser utópicos, mas estamos promovendo uma nova consciência nos moradores, a respeito da preservação do meio ambiente”, considerou Jurandir Costa, um dos curadores do projeto.

Antes de cada exibição, acontecia um show circense para integrar o público e interagir. Os filmes e vídeos exibidos são de classificação livre, escolhidos entre os melhores do festival realizado em Porto Velho.

Discussão ambiental

Por onde passou, a mostra conseguiu mobilizar a população presente em torno da discussão ambiental. Em Mutum-Paraná, o jovem Maic Castro Barbosa, que trabalha como garimpeiro e pescador, expressou o descontentamento pelo fim da localidade. Mutum será alagada pelo lago de uma usina hidrelétrica. Uma nova cidade será construída, mas para ele, a nova sede distrital não terá história. “A nossa vida está aqui. O nosso passado será coberto pela água”, lamentou.

No distrito de União Bandeirantes, a exploração madeireira está desordenada. Parte da extração vem ocorrendo em área de reserva ambiental. O funcionário público Sebastião Napoleão vê a mesma trajetória ocorrida no estado, na década de 1970, quando os colonos desmatavam as propriedades sem qualquer controle. Darli Alves, que trabalha como marceneiro, considera que a exploração madeireira deva ocorrer de forma planejada para garantir o ciclo de vida da floresta. “Se continuar assim, em pouco tempo não vai ter mais matéria prima para o meu trabalho”, afirmou.

O servidor público Sérgio Augusto de Souza Lima, que reside em Abunã ha seis anos, avaliou que a participação expressiva das crianças foi importante para educar a nova geração sobre a necessidade de preservação do meio ambiente.

Itinerância

A mostra itinerante do Fest Cineamazônia 2009 estará percorrendo também os distritos do baixo rio Madeira, na Capital, além de percorrer cidades do interior de Rondônia. Ainda neste semestre fará a integração latino americana, levando a mostra itinerante à Bolívia e Peru.

O Fest Cineamazônia Itinerante é patrocinado pela Petrobras, através da Lei de Incentivo à cultura, da Secretaria de Audiovisual, do Ministério da Cultura. Tem como apoiadores a Santo Antônio Energia, Maporé, Governo de Rondônia/Secel, Prefeitura de Porto Velho através da SEMDES e SEMED, e senadora Fátima Cleide, e deputado federal Eduardo Valverde.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions