Rondônia, sábado, 23 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 12 de Dezembro de 2008 - 17h07

Frente Parlamentar do Cooperativismo implantada em Rondônia

RONDONIAGORA.COM


A Assembléia Legislativa realizou nesta sexta-feira (12) uma sessão solene para a implantação da Frente Parlamentar do Cooperativismo requerida pelo deputado Luiz Cláudio (PTN). O evento contou com a presença do presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Odacir Zonta (PP-SC).A Frente Parlamentar do Cooperativismo é uma organização suprapartidária que tem como missão principal ser a voz do cooperativismo no Legislativo, atuando como interlocutora nas ações e projetos de lei que promovam seu desenvolvimento.
Durante a sessão solene foi lida a ata da implantação da Frente Paramentar do Cooperativismo de Rondônia (Frencoop/RO), tendo como presidente o deputado Luiz Cláudio (PTN), coordenador geral o deputado Luizinho Goebel (PV) e os demais deputados são membros. A Frente Parlamentar do Cooperativismo é um grupo político, não ideológico, independente de sigla partidária, reunido para defender os interesses do cooperativismo em todos os seus 13 ramos.

A Frente Parlamentar tem como missão atender de forma personalizada o cooperativismo, trabalhando no aperfeiçoamento e na implementação de uma legislação que promova o seu desenvolvimento, além de trabalhar solidária e coordenadamente na defesa dos interesses do sistema cooperativista, promovendo e divulgando suas ações, representando-o no Congresso Nacional e em todas as áreas e níveis de Governo.

O deputado Luz Cláudio na oportunidade agradeceu aos deputados pelo apoio ao cooperativismo em Rondônia e disse que é filiado em Cooperativa dos Produtores de Leite em Rolim de Moura. “O cooperativismo é uma forma mais justa de distribuição de renda. Estamos aqui demonstrando o nosso interesse em fazer a Frente Parlamentar, incentivando o empreendedorismo e todas as atividades que estejam imbuídas na atividade cooperativista. Queremos fazer desta Frente, como em Santa Catarina, um exemplo para todo o Brasil”, destacou.

O presidente da Assembléia, deputado Neodi Carlos agradeceu a todos os envolvidos com o cooperativismo, afirmando que o setor produtivo é a base, o alicerce do nosso estado. “Sou cooperado há 30 anos no Paraná e também sou cooperado em Rondônia. Estaremos acompanhando, incentivando e valorizando as cooperativas no estado. O Governo Federal deve refletir mais, dando incentivo ao setor produtivo no Brasil e menos privilégio aos especuladores já que essa crise financeira já chegou ao Brasil”, observou.

Frencoop

O presidente da Frente Parlamentar Nacional, deputado federal Odacir Zonta falou para que a Assembléia com a Frente Parlamentar será a legítima defensora do cooperativismo. Falou que teve está vindo neste estado para duas missões: a primeira para agradecer ao povo de Rondônia pela solidariedade ao estado de Santa Catarina, pois isso os coloca de pé e a segunda é participar deste momento histórico da implantação da Frente Parlamentar do Cooperativismo em Rondônia, que é um marco de defesa do cooperativismo e tem servido como estímulo para organizaessoas no mundo afora.

Falou ainda que o cooperativismo brasileiro hoje tem mais de 800 milhões de famílias associadas que transformou no Brasil com mais de 7, 5 milhões de pessoas. “O cooperativismo não tem ideologias, mas tem princípios prestando trabalho de oportunidades. O estado só será economicamente mais desenvolvido se o cooperativismo for forte. Estamos empenhados em motivar cada estado brasileiro. E podemos ver isso aqui consumado, num estado promissor. Estamos entusiasmados. É uma alternativa de minimizar o impacto da recessão causada pela especulação financeira mundial. O cooperativismo produz as oportunidades e as distribui. O papel está posto para que sejam feitas leis que alavanquem o cooperativismo”, enfatizou.

OCB/RO

Ao fazer uso da tribuna, o presidente da Organização das Cooperativas Brasileiras/RO, Salatiel Rodrigues, parabenizou a Assembléia Legislativa pela iniciativa de promover o crescimento e desenvolvimento do Estado através da criação desta Frente Parlamentar. Disse que as cooperativas ficam mais fortalecidas com esse apoio dos deputados. Aproveitou para anunciar a liberação de uma camionete para OCB/RO. Destacou que a associação está finalizando mais 60 ações no Estado e sugeriu que seja promovida a revisão na Lei estadual para que a sua aplicabilidade possa trazer benefícios para Rondônia. Finalizou dizendo que esta data ficará na história do estado com a criação da Frente Parlamentar e pediu a união de todos para que esse trabalho possa ganhar cada vez mais espaço.

OCB/Nacional

Onofre Cesário, vice-presidente da OCB/Nacional, representando o presidente da entidade, falou que a OCB tem a satisfação de agradecer a Frente Parlamentar Nacional e agora a Estadual de Rondônia. Fez uma pequena reflexão sobre o momento para as cooperativas de Rondônia afirmando que o fato é histórico e proporciona a conquista de um espaço jamais dedicado a essa categoria. Encerrou destacando que quem faz cooperativismo faz um bem pra si e também para o vizinho (amigo). “Isso vai alavancar o desenvolvimento sustentável que o mundo necessita, proporcionando o equilíbrio social e econômico”.

Fecoop

O presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Fecoop – Norte), José Merched em nome das cooperativas parabenizou a OCB/RO e disse que a mudança na organização foi muito grande. “Rondônia está sendo o 4° estado brasileiro a implantar a Frente Parlamentar. O cooperativismo não tem partido, mas tem memória. Nós não tivemos em Santa Catarina essa colonização daqui, pois vocês trouxeram os catarinenses e paranaenses que já entendiam do assunto. Mas crescemos juntos. Parabéns ao povo de Rondônia e tenho certeza que o cooperativismo neste estado é um instrumento de desenvolvimento neste estado que podem utilizar a qualquer momento”, salientou.

Câmara Federal

O deputado federal Moreira Mendes (PPS), disse que a Frente Parlamentar do Cooperativismo e a da Agricultura são as que mais integram senadores e deputados federais e que o agronegócio é fundamental para o desenvolvimento de um estado. Informou que o presidente Lula assinou nesta semana um decreto que modifica o famigerado Decreto 6514, prorrogando para um ano o licenciamento ambiental e tornando sem efeito as multas para os nossos produtores, o que foi uma grande vitória, sendo aplaudido por todos pela boa notícia, tanto no plenário, quanto na galeria. “Estaremos no Congresso Nacional à disposição no que for necessário para fortalecer o cooperativismo no país”, enfatizou.

Senado

Ao discursar, o senador da República Valdir Raupp (PMDB) destacou que Rondônia tem hoje entre 30 e 40 cooperativas e mais de 100 associações que fortalecem as cooperativas e trabalham em parceria com os órgãos públicos do estado. Elogiou a iniciativa da ALE, dizendo que o ato demonstra que a união faz a força, pois a Frente Parlamentar conta com representantes de vários partidos lutando por um único objetivo. Disse que o Senado vai fazer um esforço concentrado para votar na próxima semana o projeto de lei 293, que vem valorizar as ações das cooperativas em todo Brasil. “Vamos lutar para que as cooperativas sejam reconhecidas verdadeiramente como sistema de cooperativa de crédito do país”.

Mesa

Os trabalhos foram presididos pelo presidente da Assembléia Legislativa. Compuseram a mesa o autor da sessão solene, deputado Luiz Cláudio (PTN), presidente da Frente Parlamentar do Cooperativismo (Frencoop), deputado federal Odacir Zonta (PP-SC), o vice-presidente da Organização das Cooperativas do Brasil – OCB Nacional, Onofre Cesário, o presidente da Fecoop – Norte, José Merched, o presidente da Organização do Cooperativismo (OCB-RO), Salatiel Rodrigues, o deputado federal Rubens Moreira Mendes e o senador Valdir Raupp.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions