Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 01 de Junho de 2009 - 16h06

Garçon mantém mobilização a favor da construção da ponte sobre o Rio Madeira

Assessoria


O Deputado Federal Lindomar Garçon-PV, está coordenando um grande movimento para agilizar a construção da Ponte sobre o Rio Madeira em Porto Velho.Segundo o parlamentar, o objetivo desta mobilização é arregimentar senadores, deputados federais, estaduais, vereadores, prefeitos, governador, representantes de classes empresarial, industrial e sindical, e associações de moradores, para juntos manter uma frente de mobilização pela construção da ponte, que está com a licitação da concorrência Pública do DNIT, suspensa por determinação de uma medida assinada pelo ministro André Luís de Carvalho, do Tribunal de Contas da União-TCU.

O valor da obra é de R$ 181.820.540,00.( Cento e oitenta e um milhões, oitocentos e 20 mil e quinhentos e quarenta reais). A ponte tem 175 metros de extensão e12 metros de largura.

Segundo o deputado Garçon, o Tribunal de Contas solicitou ao DNIT para que antes de abrir o processo de licitação que seja feita uma revisão nos valores apresentados. Os valores estão sendo reavaliados, e segundo o deputado no próximo dia 08 de junho, técnicos do DNIT e do TCU, estarão avaliando todas as condições técnicas do projeto para decidir sobre a liberação da licitação da obra.

De acordo com o deputado Garçon, em 4 semanas o presidente do TCU, Ubiratan Aguiar, irá colocar para votação em plenário o resultado de toda alteração técnica e que no máximo em 35 dias o Tribunal irá se pronunciar em definitivo sobre a liberação da licitação da concorrência pública para construção da Ponte.

Para discutir estes e outros pontos que estão paralisando o início das obras de construção da ponte, o deputado Garçon, realizou dia 30/05/, sábado no Rondon Palace Hotel em Porto Velho, uma grande audiência Pública que contou com a presença de várias autoridades estaduais e federais e também de representantes dos moradores que serão diretamente afetados pela construção da obra.

Durante a audiência com um auditório completamente lotado, Garçon abriu a palavra para que todos pudessem expor suas razões em defesa da construção da ponte, e junto aos representantes do DNIT e do TCU tirassem suas dúvidas sobre a paralisação da licitação.

As dúvidas sobre o projeto foram esclarecidas pelo representante do TCU em Rondônia , Arildo de Souza, e Sérgio Augusto, Engenheiro do DNIT/RO.

Ambos afirmaram que não são contra a construção da ponte, e que suas avaliações são meramente técnicas.

Ainda durante a audiência, dois temas polemizaram a discussão: a mudança do local de construção da ponte que sairia do Bairro da Balsa e passaria para a comunidade de Porto Chuelo, e os valores que estão sendo oferecidos como indenização aos moradores que serão diretamente atingidos pelo projeto de construção da ponte.

O representante da Associação Comercial de Rondônia, Wanderlei Oriani, e o advogado da Associação Orestes Muniz, defenderam a mudança do local de construção da ponte e a construção de um anel viário para tirar o trânsito pesado das carretas da área central da cidade.

Essa proposta de mudança não foi bem aceita pelas entidades que representa os moradores dos bairros, Nacional e Balsa. Elas alegam que uma alteração agora no projeto de construção da ponte iria paralisar o início das obras em mais 8 anos, e não é isso que os moradores e a comunidade produtiva do outro lado do Rio Madeira desejam.

Já sobre as indenizações, os moradores questionaram os valores irrisórios que estão sendo propostos.

Defendo que os moradores destas áreas onde será construída a ponte tenham seus direitos reconhecidos.

Não vamos aceitar injustiça com estes moradores que residem há mais de 30 anos no local. Não vamos permitir indenizações aviltantes pela suas terras. Isso nós não vamos permitir, afirma o deputado

Há mais de 9 anos que está ponte está para ser licitada , não poderemos esperar mais. A população apóia a nossa iniciativa e vamos lutar até o fim para ver esta ponte construída, afirma o deputado.

Participaram da audiência Pública:

Arildo de Souza, representando o TCU, em Rondônia, Sérgio Augusto, Engenheiro do DNIT/RO,, coronel Maciel, sub comandante da PM, vereador Moises Costa-PV, Fernando Prado, empresário e presidente do PMDB, Prefeito de Candeias Dinho Souza, Vanderlei Oriani da Associação Comercial de Rondônia, o advogado Orestes Muniz que representa a associação e várias entidades de classe e a associação de moradores do Bairro Nacional e Balsa

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions