Rondônia, sexta-feira, 20 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 15 de Julho de 2009 - 19h37

GOVERNO CONVENCE MANIFESTANTES E ENTRADA DE JIRAU É LIBERADA

RONDONIAGORA


Os manifestantes que tomaram a entrada da Usina de Jirau desde a última segunda-feira aceitaram a proposta levada pessoalmente pelo governador Ivo Cassol (PP) e concordaram em retornar para suas localidades. O governador, ao lado do superintendente regional do IBAMA, Cézar Guimarães, apresentou cópia de um termo de compromisso, do IBAMA nacional se comprometendo a regularizar a situação. As multas impostas pelo instituto serão canceladas, mas e as ações fiscalizadoras recomeçam com novas prioridades nesta quinta-feira.

A visita serviu para Cassol cumprir a promessa de entregar às famílias o Termo de Acordo, documento oficial que reconhece e revalida o acordo feito entre o IBAMA, Instituto Chico Mendes de Conservação da Biodiversidade (ICMBio), Governo Federal e o Governo do Estado, reivindicação dos acampados para a liberação de Jirau.

Antes de falar sobre o novo acordo, Cassol frisou aos agricultores que as operações que estão sendo realizadas na Flona de Bom Futuro não foram organizadas pelo IBAMA de Rondônia e sim por fiscais de Brasília. “Não sabíamos que esta operação estava sendo ordenada por Brasília, por isso peço a todos que recebam o superintendente do Ibama aqui de Rondônia de forma pacífica, pois ele vem sendo massacrado sem ter culpa”, disse o governador se referindo a presença de César Guimarães.

O documento, enviado pela presidência do IBAMA em Brasília constitui um Grupo de Trabalho (GT) composto por representantes do ICMBio e Governo de Rondônia que, em um prazo de 15 dias, apresentará uma Lei estadual que transformará as terras de Bom Futuro, hoje federais, em Unidades de Conservação Estaduais. “Agora vocês poderão ter a certeza de que não serão mais aterrorizados e ter a tranqüilidade de que ninguém poderá tirar vocês de suas terras até que tudo seja realmente regularizado no papel e assim possamos colocar em prática. Foi uma covardia o que fizeram com suas famílias. Chamo de monstruosidade tirarem até berços de crianças de suas casas, espero que isso tenha acabado e que vocês voltem para suas casa em paz”, garantiu Cassol aos agricultores.

O documento apresentado por Cassol, assinado pelo presidente do Instituto Chico Mendes, Rômulo José Fernandes, define que a partir desta quinta-feira, tem início um grupo de trabalho com representantes federais e do Governo para que seja apresentado em duas semanas minuta de acordo com alterações na legislação rondoniense, desafetando unidades de conservação estaduais, que serão transformadas em federais, criando ainda unidades estaduais na área a ser desafetada pela União em Bom Futuro. Uma outra proposta, a ser enviada ao Congresso, irá propor alterações dos limites de Bom Futuro, repassando boa parte deles ao Estado.
 


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions