Rondônia, quarta-feira, 20 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 02 de Dezembro de 2008 - 16h33

Hospital de Base começa a realizar transplantes de córnea

Decom


Foi publicada no Diário Oficial da União, desta terça-feira, a portaria nº 678 do Ministério da Saúde (MS), autorizando a realização de transplantes de córnea, em regime de urgência, no Hospital de Base Ary Pinheiro (HB). A unidade atenderá a demanda de pacientes credenciados na Central Estadual de Transplantes (CET).O objetivo do governo de Rondônia é qualificar o hospital e facilitar o acesso dos usuários que aguardam o serviço. A primeira cirurgia no HB está marcada para próxima sexta-feira. Até o momento o Estado havia realizado, no Hospital 09 de Julho, 28 transplantes de córneas. As cirurgias são feitas por médicos especialistas.

“A administração Ivo Cassol dá mais um passo para a melhoria do atendimento público em saúde. Quando realizamos o primeiro transplante de córnea, em março de 2007, o único local credenciado pelo Ministério da Saúde era o Hospital 09 de Julho. Desde então programamos e concretizamos investimentos. Agora as cirurgias poderão ser feitas no Hospital de Base. Esse trabalho está sendo desenvolvido com responsabilidade. A realização desses procedimentos pelo nosso sistema público de saúde é uma conquista importante para a população”, afirmou Milton Moreira, secretario de Estado da Saúde.

Para o credenciamento e a liberação o Hospital de Base passou por diversas vistorias. “Recebemos técnicos e especialistas que avaliaram toda a nossa estrutura. Foram analisados desde setores como farmácia, serviço social, assistência laboratorial e capacidade instalada de atendimento, até as UTIs e o centro cirúrgico. A qualificação dos nossos profissionais também foi determinante para a autorização”, destacou Amado Rahhal, diretor geral do HB.
Implantação de um Banco de Olhos em Porto Velho - Para a realização dos transplantes de córnea no HB o Estado comprou equipamentos específicos para as cirurgias. Foram adquiridos um microscópio oftalmológico e aparelhos auxiliares. Somente com materiais de consumo, laboratoriais e instrumentos cirúrgicos foram investidos mais de R$ 130 mil. As cirurgias serão feitas por uma equipe multidisciplinar, coordenada pelos médicos oftalmologistas, Maria Ivanete Imaca e Solino Prado Assis. Os profissionais também são autorizados, através de portaria do MS, para realização dos serviços. A equipe que atenderá no HB é a mesma que realizou os 28 transplantes no Hospital 09 de Julho.
“A portaria do MS autoriza, além da realização de transplantes de córnea, a retirada de tecidos oculares humanos. Isso significa que o HB poderá fazer a captação e o armazenamento de córneas de doadores. Para concretizar esse serviço o governo do Estado pretende implantar um Banco de Olhos em Porto Velho. O projeto envolve a construção ou adequação de um setor específico no hospital de Base, a compra de equipamentos e a qualificação de servidores”, explicou a médica Inês Mota, coordenadora da Central Estadual de Transplantes (CET).

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions