Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 30 de Dezembro de 2008 - 23h07

Jesualdo critica Ibama por prejudicar produtores de Rondônia

RONDONIAGORA.COM


Jesualdo critica Ibama por prejudicar produtores de Rondônia
“Milhares de produtores do Estado de Rondônia estão sendo prejudicados e podem ficar com a safra de 2009 comprometida devido a insensibilidade do Instituto Brasileiro do Meio Ambiente dos Recursos Naturais (IBAMA) que mantêm inutilizada a mina de calcário de Espião do Oeste”. A crítica partiu do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB/Ji-Paraná) que tem defendido a liberação do calcário para a distribuição aos pequenos produtores do Estado com a finalidade de correção do solo.A mina foi interditada pelo IBAMA em março com a alegação de que a extração do minério estava provocando danos ao meio ambiente. No mês de novembro o Ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, consentiu que o calcário já escavado e o que já estava para moagem fosse utilizado pelo Governo do Estado para doação, mas o problema continuou sem solução.
Jesualdo ressaltou que a interdição tem obrigado os produtores a buscar o calcário no Mato Grosso onde os custos do frete deixa o produto muito mais caro e que a ação do Ibama é contraditória uma vez que o calcário está sendo utilizado pelo Governo como uma medida que coibi que novas áreas sejam desmatadas.
“Está havendo um exagero por parte do Ibama. Este mineral serve para enriquecer e fertilizar o solo, a utilização do calcário pelos produtores é fundamental para o aumento da produtividade sem depreciação das áreas de florestas, porquê o calcário dá condições reais de recuperação de áreas degradadas e evita o desmatamento. Essa interdição não contribui em nada com a agricultura e menos ainda com o meio ambiente”, disse Jesualdo.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions