Rondônia, quarta-feira, 18 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 16 de Abril de 2009 - 11h21

Jesualdo volta a cobrar implantação do gasoduto para Rondônia

ALE


Considerada uma das obras de maior importância para a Região Norte, principalmente para os Estados de Rondônia, Acre e Amazonas, o Gasoduto Urucu/Porto Velho voltou ao cenário de discussões após pronunciamento do deputado estadual Jesualdo Pires (PSB-Ji-Paraná) que afirmou não compreender a morosidade para o inicio das obras.Um pouco esquecido nos últimos meses devido aos avanços nas obras das usinas do Madeira, o projeto do gás natural, não vem tendo a atenção merecida e precisa voltar ser reivindicado pelas entidades representativas da sociedade, entende o deputado.

Conforme Jesualdo, o gasoduto trará vários benefícios para a Região Norte e irá gerar milhares de empregos diretos, principalmente em Rondônia, além de beneficiar com economia o setor energético, setor de transporte, comércio e indústria por ser uma matéria-prima barata.

O gasoduto, afirmou Jesualdo, terá uma produção de gás natural que vai garantir uma economia acima de 500 milhões por ano. O custo total do empreendimento é de cerca de R$ 1 bilhão e o consumo hoje de óleo diesel é 1,3 milhões de litros queimados todos os dias na termoelétrica de Porto Velho. O custo do gás natural vindo de Urucu diminuiria este gasto em 50%, ou seja, a economia do Estado seria de R$ 500 milhões por ano. “Em pouco mais de dois anos pagaríamos o investimento feito no gasoduto”, afirmou.

Outra vantagem enumerada é a redução dos custos de operação e manutenção nas indústrias em relação a outros energéticos, uma vez que o gás é mais barato e possui fatores ambientais altamente favoráveis.

"Não dá para aceitar que um projeto tão significante para o País tenha tantos entraves para sua viabilização. Afinal, a substituição do óleo diesel pelo gás natural, além de fazer bem ao meio ambiente, proporcionará o fortalecimento da economia desses Estados, sendo mais uma importante fonte de renda e geração de empregos”, concluiu.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions