Rondônia, sábado, 23 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 28 de Janeiro de 2009 - 17h10

Jornalistas conseguem autorização do STF para entrevistar Cesare Battisti

STF


Jornalistas receberam autorização do ministro Cezar Peluso para entrevistar o escritor italiano Cesare Battisti. Ele está detido no presídio da Papuda, em Brasília, desde 2007, por conta do processo de Extradição (EXT 1085) que tramita no Supremo Tribunal Federal.Em despacho nesta quarta-feira (28), o ministro – que é relator do pedido de Extradição (EXT 1085) de Battisti – autorizou as entrevistas solicitadas formalmente pelos jornalistas no processo, desde que haja prévio assentimento escrito do extraditando.

Battisti deverá estar acompanhado de seu advogado durante as entrevistas, que devem ser realizadas nas dependências da Diretoria de Operações Especiais (DPOE), e serão conduzidas uma a uma, durante o dia e em horários distintos para cada jornalista, “a fim de facilitar o trabalho dos agentes de segurança”, explicou Cezar Peluso.

O escritor foi preso preventivamente para fins de extradição solicitada pelo governo da Itália. O pedido se baseia na condenação imposta a Battisti pela justiça daquele país, por quatro assassinatos que teriam sido cometidos de1977 a 1979.

No último dia 13, o ministro da Justiça, Tarso Genro, concedeu refúgio político ao italiano. Esse ato motivou a defesa de Battisti a pedir a extinção do processo e sua conseqüente soltura, uma vez que o artigo 33 da Lei 9.474/97 (Estatuto do Refugiado) não permite a extradição de refugiados políticos.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions