Rondônia, terça-feira, 26 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 07 de Março de 2008 - 10h45

Lei que amplia licença-maternidade é de iniciativa do vereador José Wildes

Adércio Dias


A Lei Municipal nº 1.697, de 08 novembro 2006, que garante a ampliação da licença-maternidade de 120 para 180 dias resultou da iniciativa do vereador José Wildes de Brito (PT). A partir da aprovação da Lei pela Câmara Municipal de Porto Velho, o gabinete do vereador recebeu consultas das administrações de diversas capitais e Municípios do interior tanto de Rondônia quanto de outros Estados, em busca de informações a respeito do benefício. Agora a Lei poderá se tornar nacional, já que o mesmo princípio foi adotado em Projeto de Lei da senadora Patrícia Saboya, sendo opcional para a iniciativa privada.Preocupado com questões sociais, principalmente quando envolvem cidadania, direitos da mulher, da criança e da juventude, o vereador promoveu a discussão do assunto junto a entidades de defesa da mulher. Pela sua iniciativa, José Wildes já recebeu diversas homenagens, como o reconhecimento manifestado pela Sociedade Brasileira de Pediatria, pela Sociedade Brasileira de Mastologia e pelo Conselho de Pediatria.

Embora a lei atenda apenas às servidoras municipais do Executivo e do Legislativo, o vereador sugere que seja adotada espontaneamente pela iniciativa privada, pois assim a sociedade estaria fazendo um grande bem para as gerações futuras. “Como representante do povo abracei a causa por entender a importância de promover uma melhor qualidade de vida as famílias”, disse o vereador.

Um dos importantes papeis do projeto que amplia a licença-maternidade é o de estimular o aleitamento materno exclusivo nos seis primeiros meses, como preconiza a Organização Mundial de Saúde (OMS). O próprio governo brasileiro faz campanhas públicas de orientação às mães para que amamentem seus filhos durante esse período. Contraditoriamente, a Constituição prevê uma licença-maternidade de apenas 120 dias.

Além da ampliação da licença maternidade, outras questões relevantes são tratadas pelo vereador José Wildes na Câmara Municipal e no contato com a comunidade. Por isso, o vereador é lembrado pela sua preocupação com a saúde da mulher e das crianças. “Atuamos em consonância com as necessidades e os anseios da população. A isso nos propomos e estamos cumprindo a nossa meta”, destacou o vereador.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions