Rondônia, 29 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Moradores reclamam e Sesdec promete intensificar patrulhamento policial

Quarta-feira, 16 Março de 2016 - 18:29 | Da Redacao


Muitos moradores da área rural de Porto Velho têm reclamado do aumento da criminalidade na região, com ondas de assaltos a residências, furto e roubo de veículos. Com isso, eles pedem maior fiscalização, com a presença de viaturas na localidade. Segundo a Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (Sesdec), já existe um patrulhamento, inclusive aéreo, para coibir a ação de criminosos, mas deve intensificar as ações. A Sesdec também afirma que entrará em funcionamento um observatório criminal para melhorar o planejamento da ações das polícias Civil e Militar.

Segundo o secretário Antônio Carlos Reis, a patrulha rural terrestre recebe o apoio de fiscalização aérea para facilitar a visualização de criminosos ou de ações suspeitas. “O trabalho vem sendo realizado. O problema é que muitas vezes, a polícia não pode estar em todos os lugares. Ela passa numa determinada linha, e não pode estar no mesmo momento em outra linha. Aí as pessoas acabam achando que não está havendo o patrulhamento. Mas tem havido sim”, garante o secretário.

Reis explica ainda que muitas ações estão sendo executadas para diminuir os índices de criminalidade, tanto na área urbana, quanto na rural. “É claro que a gente tem percebido uma maior movimentação dos criminosos. O que temos feito é planejar da melhor maneira possível, verificar quais são os pontos mais críticos e direcionar o policiamento”, afirma.

O comandante geral da Polícia Militar, coronel Ênedy Dias, dias que por turno, toda a cidade de Porto Velho, tem em média 30 equipes trabalhando. No caso do aumento da criminalidade na área rural, o comandante atribui, em parte a uma maior fiscalização da área urbana. “A PM está fazendo uma grande pressão em cima dos criminosos na área urbana. E eles não estão conseguindo êxito aqui e estão partindo para área rural. É claro que a Polícia Militar vai verificar essa situação, do aumento dessa criminalidade nas adjacências para intensificar o policiamento nessas áreas”, garante o coronel.

Observatório criminal

A expectativa maior do secretário é da entrada em funcionamento do observatório criminal, ainda sem data definida. Conforme Reis, semanalmente serão feitas reuniões com a Polícia Civil e Militar para traçar estratégias para limitar melhor quais são as áreas mais críticas. “A gente já tem isso, mas as vezes a gente perde um determinado tempo, uma objetividade maior, uma otimização do emprego do efetivo, porque não sabemos melhor delimitar essas áreas. Com esse observatório poderemos fazer um mapeamento melhor e atuar de forma mais concreta nas áreas que realmente precisam”, garante o secretário que diz que o software está em fase final de desenvolvimento.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também