Rondônia, terça-feira, 24 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 04 de Agosto de 2009 - 17h46

Moreira reforça luta de agricultores para melhorar produção de milho

Assessoria


Em um de seus primeiros compromissos depois do recesso parlamentar, o deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) participou nesta terça-feira, em Brasília, de uma reunião com o ministro da Agricultura, Reinhold Stephanes, para discutir a situação da produção de milho no estado de Rondônia. Acompanhado de representantes de entidades ligadas à agricultura, especialmente da região do cone sul, o deputado defendeu a inclusão do estado no sistema de compra futura de grãos da CONAB – Companhia Nacional de Abastecimento e a equiparação do preço mínimo do milho ao praticado nos demais estados da região Norte.
Moreira explicou ao ministro que os produtores de milho rondonienses querem o mesmo tratamento dado hoje aos produtores de Goiás, Mato Grosso do Sul, Mato Grosso e Paraná, onde o preço mínimo é de R$ 19,00 para a saca de 60 quilos. O secretário executivo do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani, reforçou a defesa dos produtores lembrando que o custo da produção de milho no estado é muito alto. “Estamos pagando para produzir. A logística nossa é diferente. Por isso é que pleiteamos que seja praticado em Rondônia o mesmo preço dos outros estados do Norte”, disse ele.

O deputado Moreira Mendes - que já havia solicitado, por ofício, esses benefícios ao ministro Reinhold Stephanes ainda em março deste ano - ressaltou que não é compreensível nem aceitável que Rondônia continue, sistematicamente, sendo excluído e alijado das práticas relacionadas aos preços e formas de comercialização com garantia nos contratos futuros de leilões promovidos pela CONAB. “Este é um assunto muito importante para o nosso estado. Por isso é que desde o início venho apoiando essa luta dos produtores. É uma questão que precisa ser analisada com a devida atenção e urgência, pois os produtores de milho de Rondônia não são inferiores a ninguém, e, portanto, necessitam dos mesmos incentivos do governo para continuar produzindo”, afirmou.

Além do deputado Moreira Mendes, também participaram da reunião o presidente da Frente Parlamentar Agropecuária, deputado Valdir Colatto (PMDB-SC); o gerente regional da Emater, Sorival Lima; o secretário estadual de agricultura, Carlos Magno; e os representantes do Sindicato dos Produtores Rurais de Vilhena, Evandro Padovani e Jaime Maximino Bagattolli.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions