Rondônia, sábado, 23 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sábado, 14 de Fevereiro de 2009 - 13h00

Mudança no Código Florestal será discutida em audiências

RONDONIAGORA.COM


O deputado Luiz Cláudio (PTN) está preocupado com as mudanças que podem ser realizadas no Código Florestal Brasileiro, que já está em discussão no Congresso Nacional, inclusive com a participação de entidades ambientais, através de ONGs. O parlamentar, referindo-se à Reserva Legal disse que Rondônia já tem seu zoneamento, onde estão definidas todas as áreas indígenas e reservas ambientais. “Estarei realizando audiências públicas no Estado para acompanhar as mudanças no Código Florestal para que Rondônia não fique prejudicado. Ainda mais que pretendem fazer as mudanças ainda neste semestre”, informou.Citou que hoje a Reserva Legal obriga o produtor rural a plantar florestas em 50% de sua propriedade. “É uma questão que ainda precisa ser muito discutida”, frisou. Luiz Cláudio ressaltou que pretende organizar os setores produtivos para defender o desenvolvimento do Estado, tanto na agricultura tradicional, quanto da familiar, já que Rondônia descobriu sua vocação na agricultura e precisa do agro-negócio para seu desenvolvimento econômico. “Não podemos correr o risco de sermos prejudicados com a mudança no Código Florestal, porque isso pode incidir em desemprego e queda na arrecadação do Estado”, alertou.

Para o deputado, o Código Florestal realmente precisa de mudança já que desde 1965 (quando foi instituído), não houve alterações. Luiz Cláudio afirmou que tem terras que realmente são intocáveis e é favorável à conservação das áreas de preservação permanente. Disse também que é favorável à recuperação das matas ciliares (vegetação que ocorre nas margens de rios e mananciais), para preservar a água, que é fundamental para a humanidade. “Mas Rondônia não pode pagar pelo passivo ambiental do Brasil, onde Estados desenvolvidos acabaram com suas florestas, como é o caso de São Paulo que hoje só tem 5% de suas florestas. Por isso, precisamos ficar atentos”, observou.

O parlamentar lembrou que Rondônia é 9° estado em maior rebanho bovino do país; o 8° maior em produção de leite; o 4° maior produtor de café “Conillon”; o 3° maior produtor de cacau, além de um grande produtor de grãos como arroz, milho e soja.

Luiz Cláudio salientou que toda a sociedade organizada ligada à agricultura será convidada a participar desta audiência, como produtores, pecuaristas, indústrias, frigoríficos, laticínios, Fundo da Apoio a Defesa Sanitária Animal do Estado de Rondônia (Fefa/RO), associações e cooperativas. Também serão convidados órgãos governamentais como a Seagri, Sedes, Emater, Idaron, Ceplac, Incra e Ministério da Agricultura.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions