Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

“Não há nada que vincule a administração municipal”, diz Hildon Chaves ao confirmar afastamento imediato do vice

Sábado, 20 Maio de 2017 - 22:12 | da Redação


“Não há nada que vincule a administração municipal”, diz Hildon Chaves ao confirmar afastamento imediato do vice

Em entrevista coletiva na noite deste sábado, o prefeito de Porto Velho, HIldon Chaves (PSDB) destacou que as denúncias envolvendo o seu vice, Edgar Nilo Tonial (PSDC), o “Edgar do Boi”, nada tem a ver com a Prefeitura da Capital. HIldon disse que sempre combateu a corrupção em qualquer nível e por isso mesmo, pediu a Edgar que se afastasse da municipalidade “até para que possa se defender melhor”. Ele afirmou que foi surpreendido com as acusações.

O prefeito esclareceu que o vice o assessorava e que a partir de hoje ele está fora do convívio das secretarias e até do gabinete.

Edgar do Boi foi acusado pelo diretor de tributos da JBS, Valdir Aparecido Boni, que em delação premiada, assumiu que pagava propina em troca de benefícios fiscais em Rondônia. Entre 2012 e 2014 teria sido pago cerca de R$ 2 milhões e, em 2015, mais R$ 1,8 milhão ao agora vice-prefeito e a outro dirigente do PSDC, Clodoaldo Andrade.

Em um pronunciamento antes da coletiva, Hildon destacou o fato de que o eleitor portovelhense nas últimas eleições, mandou o recado que queria mudanças éticas na política, um novo comportamento. Ao pedir o afastamento do vice, o prefeito afirmou que não poderia agir diferente, até porque há poucos dias defendeu a saída do senador Aécio Neves do comando do PSDB nacional por não “contemporizar com malfeitos, sejam eles de partidos adversários, sejam eles de aliados políticos”.

Sobre as acusações contra o vice foi enfático: “No episódio concreto, não há nada que vincule a Administração Municipal neste caso. O que se apresenta na delação do diretor da JBS envolve um relacionamento estritamente pessoal entre a empresa e seus envolvidos. É importante destacar que a nossa campanha eleitoral teve como doador majoritário a minha pessoa, não aceitando qualquer doação que tivesse caráter ilícito. Das contas de campanha sou o único responsável e o único ordenador de despesa. Nenhum centavo circulou em nossa campanha sem o meu conhecimento. Por isso, não aceito ilações de qualquer matiz”, afirmou em um pronunciamento.

Em resposta a questionamento de um jornalista se sentia-se traído, Hildon afirmou que conhece Edgar do Boi há 20 anos, mas não tinha um convívio direto até o processo eleitoral. “A imprensa está comentando um assunto de 2012. Eu ainda não tive tempo de pensar, assimilar e refletir sobre isso”.

Sobre o relacionamento com o PSDC, legenda do vice, HIldon defendeu a continuidade do bom relacionamento. A legenda tem dois vereadores na Câmara, que são aliados da Prefeitura.

Confira o pronunciamento

Desde o resultado no primeiro turno das eleições de 2016 em Porto Velho, tive a convicção de que o recado das urnas iria exigir um novo comportamento político. Confirmada a nossa vitória, entendi que a nossa Capital passava a ter novos desafios que vão além de uma boa administração que supere os graves problemas que atingem os nossos cidadãos, mas que tragam novos valores éticos e morais no exercício da questão pública.

Na última quinta-feira, fiz um pronunciamento exigindo o afastamento imediato do senador Aécio Neves da Presidência Nacional do Partido. Demonstrei, naquele ato, não aceitar ou contemporizar com malfeitos, sejam eles de partidos adversários, sejam eles de aliados políticos. A crise que se instalou no Brasil é ética e moral, e se não formos firmes neste momento, continuaremos a conviver com escândalos que envergonham a nossa população.

Fomos surpreendidos com a notícia veiculada ontem à noite envolvendo o vice-prefeito e o contador Clodoaldo Andrade que, como membro do PSDC, participou da nossa campanha, e como especialista em finanças públicas, marcou presença em nossa equipe de transição de governo indicado pelo vice-prefeito.

Imediatamente, diante dos fatos, solicitei ao vice-prefeito que procedesse ao seu afastamento da prefeitura, o qual aceitou de pronto por entender que esse seria o caminho mais certo, para se dedicar a sua defesa, respeitando o devido processo legal e o contraditório. O senhor Clodoaldo Andrade não faz parte do nosso governo.

Desde os tempos que militava no Ministério Público, nunca compactuei com a corrupção e na minha gestão um dos tripés é o combate a corrupção. Não assumi tamanho desafio para me locupletar na vida pública. Tenho um desafio a vencer e trabalharei incansavelmente para restituir ao povo de Porto Velho a confiança nos homens públicos e nas instituições.
No episódio concreto, não há nada que vincule a Administração Municipal neste caso. O que se apresenta na delação do diretor da JBS envolve um relacionamento estritamente pessoal entre a empresa e seus envolvidos. É importante destacar que a nossa campanha eleitoral teve como doador majoritário a minha pessoa, não aceitando qualquer doação que tivesse caráter ilícito. Das contas de campanha sou o único responsável e o único ordenador de despesa. Nenhum centavo circulou em nossa campanha sem o meu conhecimento. Por isso, não aceito ilações de qualquer matiz.

Por fim, reafirmo o nosso compromisso com a cidade de Porto Velho, tranquilizando a nossa população de que não nos desviaremos um milímetro do nosso compromisso de prover a cidade dos equipamentos públicos necessários à qualidade de vida de nossa gente. A Prefeitura de Porto Velho segue o seu curso normal, como deve ser, com uma doutrina de profundo respeito ao dinheiro público e a perspectiva de grandes transformações sociais.

Muito obrigado e boa noite a todos.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também