Rondônia, sábado, 21 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Sexta, 13 de Março de 2009 - 15h54

Para Moreira Mendes, Lula acabou com especulações sobre Jirau

Assessoria


O deputado federal Moreira Mendes (PPS-RO) definiu como ‘extremamente positiva’ a visita que o presidente da República Luis Inácio Lula da Silva fez ao estado de Rondônia. Acompanhado de cinco ministros, o presidente esteve na capital Porto Velho, onde assinou convênios para capacitação de micro e pequenas empresas e qualificação de trabalhadores e conheceu, de perto, as obras das usinas hidrelétricas de Santo Antônio e Jirau, que estão sendo construídas no rio Madeira.
Moreira Mendes, que acompanhou a comitiva presidencial apenas na visita às obras da usina de Jirau, no distrito de Jaci Paraná (há cerca de 80 quilômetros da capital Porto Velho), disse que o presidente deu uma atenção diferenciada ao empreendimento, permanecendo no local por cerca de uma hora e meia, enquanto que a visita ao canteiro da usina de Santo Antônio não durou nem trinta minutos. “O presidente Lula colocou uma pá de cal sobre as especulações em torno de Jirau”, declarou.

Ele relatou que Lula foi incisivo ao apoiar o empreendimento, que desde o início vem sendo alvo de críticas. “Ele (o presidente Lula) comparou a usina de Jirau a um parto complicado e doloroso, em que a criança já nasceu e será um adulto competente”, detalhou.

Ainda de acordo com Moreira Mendes, ao visitar a usina de Jirau, Lula conversou com operários no canteiro de obras e assinou convênios com o Sebrae e o Senai para realização de cursos de qualificação e capacitação de empresas e trabalhadores. Pelo acordo, serão qualificadas 100 micro e pequenas empresas – que deverão se instalar em Nova Mutum - e capacitados cerca de 10 mil trabalhadores para atuar nas usinas.

Preocupação

Apesar do clima de otimismo em Rondônia com a construção das usinas do Madeira – cujo investimento estimado é de cerca de R$ 21 bilhões -, Moreira diz que os maiores benefícios serão para a capital, Porto Velho. Por isso, ele defende uma política articulada entre os governos estadual e federal e os municípios para gerar empregos e beneficiar as demais regiões. “Na medida em que os governos têm obras descentralizadas, administradas pelas prefeituras, o dinheiro circula, e com isso se minimizam os efeitos desse cenário negativo”, observou.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions