Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 30 de Junho de 2009 - 10h33

Para Raupp, desmatamento zero assegura compensação em RO

Senado


O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) disse que o projeto apresentado no Senado sobre desmatamento zero assegura compensação para proprietários de terras da região amazônica, que cumprirem com o que determina a proposta. A declaração do senador foi feita durante a audiência pública destinada a debater o Código Florestal, realizada na Assembléia Legislativa.O senador lembrou que o projeto de sua autoria de nº 342/2008 tramita na Comissão de Meio Ambiente, e prevê como compensação, dentre outras a regularização fundiária, aporte de recursos para o financiamento das propostas encaminhadas pelos proprietários rurais assentamentos para a reforma agrária e exploração de atividades agropecuárias ambientalmente sustentáveis. As compensações atingiram as áreas já exploradas (gado de leite, gado de corte e café) devido ao fato de que Rondônia ter contribuído com o que a Amazônia preservou, esclareceu o senador, “Os produtores rurais não podem se condenados já que no passado o governo federal incentivou o desmatamento”, afirmou.

Raupp acrescentou que dos 9 estados da Amazônia Legal 83% têm cobertura florestal e que a área desmatada representa apenas 17%.. “O Brasil é o segundo país no mundo em cobertura nativa, só perdendo para a Rússia com 400 milhões de hectares”, disse o senador ao destacar que no quesito poluição o Brasil está abaixo de todos os países.

Quanto a revisão do Código Florestal que tramita no Congresso Nacional, o senador disse esperar que essa discussão seja mais ágil, em virtude da consciência ambiental que se tem hoje na região amazônica e em todo o país. A última discussão em torno da revisão do Código demorou 13 anos, frisou.

O senador que também participou da audiência pública de Ji-Paraná, na última sexta-feira, revelou que em Brasília vai propor agilização na votação do projeto sobre o desmatamento zero no Senado, e solicitar do governo federal a implantação de medidas que beneficiem os produtores rurais, especialmente neste momento em que o presidente Lula promulgou a medida provisória da regularização fundiária, na última semana.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions