Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Segunda, 30 de Março de 2009 - 11h17

Raupp destaca aprovação de projeto do cooperativismo

Assessoria


Raupp destaca aprovação de projeto do cooperativismo
O senado aprovou na semana passada, novas regras para o funcionamento do Sistema Nacional de Crédito Cooperativo. Entre outros benefícios, está o acesso das cooperativas de crédito aos recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador (FAT) para repassar a um custo baixo aos seus associados. A votação e aprovação do texto é resultado de um acordo de líderes que vinha sendo negociado pelo senador Valdir Raupp (PMDB) desde o final de 2008.Em Rondônia, o sistema cooperativista vinha mantendo contato permanente com o senador Raupp para garantir a aprovação da medida. Durante o lançamento da agenda legislativa do cooperativismo, os representantes do Sistema Credisis foram recebidos em audiência pelo senador. Na ocasião, o presidente do Sistema Credisis, empresário Gilberto Borgio destacou a importância de o cooperativismo ter uma regulamentação definida por lei.

Segundo Borgio, o cooperativismo é o instrumento adequado para promover o desenvolvimento dos municípios brasileiros. “O modelo tem se mostrado uma alternativa viável para consolidar a economia local. No Brasil, existem 7.603 cooperativas, que geram 218 mil empregos diretos, reúnem 7,3 milhões de associados e movimentam 6% do PIB nacional. O cooperativismo de crédito tem papel de destaque entre os 13 ramos do cooperativismo”.

O senador rondoniense explicou que a aprovação do PLS/293 vai assegurar ao cooperativismo de crédito a segurança jurídica fundamental a consolidação do setor. “Onde existe cooperativas, o desenvolvimento humano é maior”. Uma das explicações para esse fenômeno, segundo o senador, está na capacidade das cooperativas de distribuir renda e de manter os investimentos dentro da própria cidade de origem.
No Brasil, a soma dos valores excedentes pagos pelas cooperativas aos seus associados atingiu US$ 1,84 trilhão. Recursos que provocam o consumo local e aumentam a circulação de mercadorias na cidade. Com a nova medida o cooperativismo de crédito terá condições de contribuir ainda mais com o desenvolvimento da econômica local, e se apresentar como uma alternativa viável ao atual momento econômico.

Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions