Rondônia, terça-feira, 17 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Terça, 24 de Março de 2009 - 10h23

Raupp pede voto de aplauso a Marinha do Brasil por ações em RO

Ribamar Rodrigues


Raupp  pede voto de aplauso a Marinha do Brasil por ações em RO
O senador Valdir Raupp (PMDB-RO) homenageou da tribuna nesta segunda-feira (23), a Marinha do Brasil pelas ações assistenciais desenvolvidas junto á população ribeirinha da região amazônica, especialmente no estado de Rondônia.Segundo o senador, a Marinha executa na região mais de uma dezena os programas de assistência social como destaque para o “Aprendizagem Continua”; “Amigos Especiais” “Cultura para Todos” e “Drogas, Estou Fora”. Ele frisou a importância do programa de Assistência Médico-Hospitalar realizado junto às populações ribeirinhas da Amazônia, que dispõe de uma estrutura formada por dois navios: o Dr. Montenegro e Oswaldo Cruz para prestarem assistência a famílias carentes na região Amazônica.

Acrescentou o senador que cada um dois navios tem uma equipe composta por cinco médicos, quatro dentistas, um farmacêutico e seis enfermeiros, que são também especialistas em vacinação. Além disso, o navio é equipado com um centro cirúrgico apto a realizar intervenções de médio porte, dois consultórios médicos, dois gabinetes odontológicos, sala de raios-X, laboratório de análises clínicas dotado de microscópio de alta definição, dois aparelhos para análise bioquímica e uma sala de parto toda preparada. O navio Osvaldo Cruz, adicionalmente, transporta um helicóptero para atendimento às comunidades que não habitam as margens dos rios, informou o senador.

Revelou, ainda, o senador que em toda a região Amazônica, no ano de 2008, em viagens que totalizaram 106 dias, os dois navios visitaram cerca de 130 comunidades isoladas, sendo que várias delas são de etnias indígenas. Somente o Dr. Montenegro prestou mais de 110 mil procedimentos de saúde, ressaltou.

“Embora esses dois navios tenham atuação mais efetiva nos afluentes dos rios Amazonas e Solimões, em meu estado, em particular, a Marinha do Brasil tem dado forte assistência à comunidade carente, não obstante as limitações orçamentárias às quais a instituição militar tem sido submetida”, disse Raupp.
Citou que em 2008, a Marinha prestou assistência em ao menos dez municípios rondonienses com o registro de 2.813 atendimentos médico-hospitalares, sob o custo operacional total de mais de 400 mil reais. Ao finalizar o seu discurso, o senador mencionou a preocupação da Marinha com relação á segurança da navegação.

“A instituição realiza palestras em órgãos públicos nas cidades ribeirinhas que visita, esclarecendo sobre o uso de coletes salva-vidas, inclusive com projeção de filme institucional sobre o assunto”, concluiu o senador.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions