Rondônia, sexta-feira, 22 de setembro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quarta, 11 de Março de 2009 - 14h36

Senador quer distribuição de medicamentos do SUS nas farmácias

Fabíola Góis


O senador Expedito Júnior (PR/RO) quer que farmácias credenciadas pelo Sistema Único de Saúde (SUS) passem a distribuir medicamentos essenciais ou de uso continuado da Relação Nacional de Medicamentos Essenciais (Rename) às pessoas carentes. O parlamentar quer evitar que, se houver falta de remédios nos postos e hospitais, haja garantia de distribuição dos medicamentos para que o tratamento de saúde não seja interrompido. Para isso, o projeto prevê que o SUS faça o ressarcimento do medicamento às farmácias.“A todo momento somos surpreendidos pela imprensa com notícias sobre a falta de planejamento no que se refere aos estoques de medicamentos para distribuição pelo SUS, e ainda sobre as dificuldades e humilhações que passam os doentes pela falta dos medicamentos essenciais. Infelizmente, muitas dessas pessoas são levadas a óbito pela demora na reposição dos estoques”, afirmou o senador.

Por isso, entende Expedito Júnior, o governo deve garantir o acesso aos remédios. O senador cita que a Lei Orgânica da Saúde, além de prever que a saúde é um direito fundamental do ser humano, inclui na atuação do SUS a execução de ações de assistência terapêutica integral, inclusive a farmacêutica.

Pelo projeto, considera-se pessoa carente a integrante de família cuja renda mensal per capita não exceda a um quarto do salário mínimo. E a distribuição do medicamento só poderá ser feita com a prescrição por profissional habilitado e em atendimento na rede de serviços do Sistema Único de Saúde (SUS).


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions