Rondônia, quinta-feira, 19 de outubro de 2017
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Política

Publicado em Quinta, 18 de Dezembro de 2008 - 11h52

TSE DIZ QUE EMENDA NÃO VALE NAS ELEIÇÕES DESTE ANO; CONFIRA COMO FICARIA O QUADRO NA CAPITAL

RONDONIAGORA.COM


A Justiça Eleitoral dá sinais que não irá tolerar alterações no número de vereadores já a partir de agora, como define a Emenda aprovada no Senado durante a madrugada e que deve ser promulgada ainda hoje. A alegação é que os partidos, como não sabiam, não indicaram número suficiente de candidatos nas eleições. Para o TSE as regras poderiam entrar em vigor se a Emenda tivesse sido aprovada até 30 de junho, mas como se trata de mudança na Constituição a decisão final é do Supremo. Se tiver validade, a Capital rondoniense passaria de 16 para 23 vereadores, entrando na faixa 8 da Emenda com população até 450 mil habitantes. O RONDONIAGORA fez simulações com base nas normas utilizadas pela Justiça Eleitoral para definir os eleitos. As duas maiores coligações eleitas em outubro, o PT e PV-DEM sairiam de 4 vereadores cada para 5.Além disso, partidos que não conseguiram atingir o quociente eleitoral- que antes era de 12.410 e cairia para 8.663 votos- conseguiriam emplacar ao menos um vereador, como é o caso do PRP-PTB, que poderia ter Rosângela Donadon na Câmara Municipal. O PSB teria direito a uma cadeira, juntamente com PT do B-PSTU e PTC-PSC. O PSDB, nesse novo quadro, perdeu direito a uma cadeira por apenas 9 votos. Registrou 8.623 votos no total.

As simulações feitas pelo jornal já consideram a votação do ex-vereador Silvio Gualberto (PSB), que teve validados os votos pelo TSE e que não constavam nos resultados de votos válidos inicial do TRE. A votação válida em Porto Velho ficou em 199.407 votos.

Foram ocupadas 17 cadeiras com o quociente partidário. As outras seis foram supridas através de médias, em um total de 6. Confira o quadro final:


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions