Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Doutor Manoel de Andrade Silva. Um Jurista de Valor

Sábado, 18 Dezembro de 2010 - 08:32 | Tadeu Fernandes


Doutor Manoel de Andrade Silva. Um Jurista de Valor

Conheci o Dr. Manoel de Andrade Silva quando aqui cheguei aos fins dos anos 70.  Foi em uma audiência cível que constatei o seu comportamento tranqüilo e afável com todos que participavam do momento processual. Estendeu a mão a todos e transpareceu um profissional cordial que defendia com tenacidade seu constituinte, mas não arredava por nada sua conduta ética. Formal e pontual em suas posições como profissional do direito, ampliou o quadro de colegas os quais tinham muito respeito e consideração por sua extrema humildade.

Com muito sacrifício saiu da Bahia para residir em São Paulo e já maduro e com muita luta logrou formar-se em direito e em seguida veio para Porto Velho em 1973. Aqui se estabeleceu e soube honrar a profissão que escolheu, não deixando rusgas ou animosidades, mesmo nos tempos mais difíceis, além de ser bom orador e estudioso das ciências jurídicas. Assisti alguns júris em que demonstrava firmeza e talento.



Tive o privilégio de estar presente em muitos momentos de sua vida. Juntos, compartilhamos bons momentos e a minha admiração e respeito foi se ampliando na medida em que o tempo passava. Bom esposo e pai dedicado às suas filhas, ultimamente era visível sua felicidade com a chegada do neto.

A sua atuação profissional na área do direito em Rondônia marcou uma página positiva com conduta digna e ética exemplar. Certamente legou a todos nós, principalmente aos mais jovens advogados, o exemplo que a conquista de espaços na profissão passa pelo respeito e o bom relacionamento perante seus colegas e a todos envolvidos nas lides forenses.

Participamos do Tribunal Regional Eleitoral como Juizes na mesma época e guardo na memória o quanto se esforçou para ser digno do cargo que foi investido, com decisões bem fundamentadas e extremamente justas.

Sua inscrição na OAB/RO era a de nº 10. Um pioneiro da formação e implantação da instituição em Rondônia. Aqui chegou para ficar, conquistou amigos, viveu a vida que Deus lhe deu, casou, teve filhos e foi um defensor das boas causas jurídicas. Implantou um escritório de advocacia de renome, banca na qual se sobressaíram muitos profissionais do Direito que hoje ocupam vários cargos de relevância, tanto na magistratura quanto no Ministério Público, assim como no exercício da própria profissão de Advogado. Mercê sua competência e dedicação, honestamente teve êxito no seu trabalho mudando de residência para Curitiba e depois para o Rio de Janeiro, cidades que convivemos juntos por um longo período, deixando aqui uma extensa lista de amigos e parentes.

Assim era o Dr. Manoel de Andrade Silva, marcando positivamente sua presença em Rondônia como um homem de bem e profissional exemplar, possuidor de extrema ética e conhecimento jurídico que o notabilizou como um dos expoentes da advocacia rondoniense. Certamente deixou o exemplo que em nossa profissão, apesar de árdua e complexa, podemos alcançar êxito com humildade e respeito para obter o resultado de nossa missão na  defesa dos nossos constituintes.

A OAB/RO e todos os profissionais do direito, neste momento de luto em que  lamentamos  o  seu passamento, rendemos todas as homenagens e respeito ao grande profissional do direito que foi. Só nos resta invocar ao pai divino que console seus familiares e amigos e que ele merecidamente tenha o descanso eterno.

O autor é advogado

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também