Rondônia Agora
Ler Últimas Notícias

Procurar por

Artigos

Sexta-feira, 24 de dezembro de 2010 - 10:47

Na Boca do Povo

É Natal! É tempo de reflexão, perdão e reconciliação. A humanidade se curva a Jesus Cristo, o Deus verdadeiro

A chegada do dia 25 de dezembro é aguardada com imensa ansiedade pelos cristãos do mundo inteiro.

É que, por pouco mais de dois mil anos tem sido assim e continuará a sê-lo. Pelo menos para aqueles que entendem suas limitações humanas. Sobre modo, acreditam que o ser humano é formado de corpo, alma e espírito. Por isso, crêem que existe Vida após a morte física.

Por essa vertente, os que acreditam em Deus-Pai, Deus-Filho e Deus-Espírito Santo aguardam na fé à salvação eterna, confiantes que existe, sim, o céu e o inferno além da jornada terrena.
Muitas religiões falam disso há séculos, nas suas mais diferentes formas de cultuar a Deus, Jesus, Emanuel, Alá, Jeová-Giré... O Messias.

É tempo de Natal!

Natal que, com o seu poder mágico transforma as pessoas, os ambientes, alcançando todas as camadas sociais humanas.
Natal que, com o seu misticismo inexplicável, porém, maravilhoso faz brotar até nas faces mais sisudas um sorriso acolhedor, amigo e solidário.

Natal que invade os lares mais humildes, as ruas, as praças, os locais mais suntuosos produzindo palavras boas, afagos autênticos, solidariedade e uma incrível vontade para que as pessoas vivam em paz, principalmente, com os seus semelhantes.

Qual a razão maior disso tudo?

É a pergunta que todos se fazem. E encontram mil pontos de vista para responder, pois todas as respostas conduzem ao nascimento Daquele que veio ao mundo, gerado pelo Espírito Santo e concebido pela Santíssima Virgem Maria: JESUS CRISTO!

Aquele que, através de duas coisas: amor e perdão, dividiu a história ao meio fazendo com que, depois Dele, jamais o mundo viesse a ser o mesmo. Porque, desde o seu advento, todos os homens passaram a entender que existem dois lados distintos, que pelo livre arbítrio, o homem pode escolher em sua existência: o lado do BEM, e o lado do MAL.

Com o primeiro estão os que optam por viverem como filhos de Deus, sob sua inexpugnável proteção, tanto no plano material, quanto no espiritual (imaterial).

Com o segundo lado estão aqueles que acreditam apenas no que vêm, pegam, sentem e usufruem (são os que valorizam e se apegam, excessivamente, aos denominados bens e vícios materiais), onde os sentimentos do amor e do perdão são espécies de adereços e/ou meras etiquetas sociais. Vivem numa intensa luta pelo poder material e financeiro. Apesar de, às vezes, terem tudo para ser felizes (principalmente famílias bem constituídas e bonitas). Vivem num “eterno” vazio existencial. Nunca nada lhes é suficientemente bom, completo e satisfatório.

Esses seres são os denominados ateus, fariseus, apóstatas da vida, materialistas por excelência. Dificilmente param para agradecer aquilo que a própria vida e a misericórdia de Deus lhes têm concedido.

Esses seres preferem o “universo da ganância”, do “falso estrelado da sociedade”, onde as deslealdades são incontáveis, onde as armadilhas estão a espreita, pois o “inimigo” não lhes dá sossego... Esses seres são fáceis de serem percebidos em meio ao gênero humano: não oram, não agradecem, não clamam pela presença do Deus Vivo em suas vidas. Deleitam-se nos prazeres da carne, da luxúria, da gula, da vaidade, da arrogância, da prepotência. Julgam-se felizes em seus “mundinhos”, onde “acreditam” que sejam o “próprio centro das atenções”. O resto é o resto. Nada mais.

Por isso trazem um comportamento irado na face. Cometem atitudes deselegantes. São seres atrevidos, agressivos e arrogantes para com os aqueles que os cercam. Infelizmente, não se dão conta que isso não bom e nem lhes trás a verdadeira alegria para viverem a vida com toda a sua plenitude.

Mas sigamos adiante... É Natal!

É tempo de renovar as esperanças, para nascer de novo, se assim cada ser humano desejar. Afinal de contas, isso só poderá acontecer se o amor de Deus penetrar no coração de cada um.

Porém, para isso acontecer é preciso que, cada ser humano, abra (por dentro) a porta do seu coração, vez que, o corpo humano é uma moradia cuja porta e a fechadura só abrem pelo lado de dentro.

Quer dizer: ou aceitamos a Deus ou o renegamos, para viver as ilusões, desventuras e amargores da vida terrena.

Você já havia pensado nisso meu irmão, minha irmã?

Não?

Então acorde, pois é hora de você aproveitar, e não deixar essa nova oportunidade passar vão. Está chegando à hora. A meia-noite está bem pertinho.

O Natal está chegando, com as suas luzes intensas, com suas múltiplas matizes. Com o seu amor, com a sua magia, com a sua candura, com o seu mágico poder de trazer alegria e felicidade ao seio da humanidade, embora considerável parte dela ainda teime em ignorá-lo. 

O responsável por isso não nasceu num palácio, numa mansão, num iate ou num navio de luxo.

O responsável por isso - (JESUS CRISTO) - nasceu numa simples gruta da cidade de Belém, na Palestina, região do médio-oriente.
Ele teve como berço uma simples manjedoura, ornamentada por palhas, panos e vasilhames humildes, protegido por José e Maria, alguns pastores, e cercado por ovelhas.

Naquela gruta de Belém, não havia luz elétrica, porém, uma estrela de intenso brilho, parada no firmamento do céu a iluminava com uma claridade jamais produzida pela inteligência humana.
E exatamente ali, onde os poderosos de Roma jamais imaginavam estava o Filho de Deus... JESUS CRISTO, que mais tarde iria entregar sua vida pela salvação da humanidade, e faria com essa mesma humanidade uma aliança eterna.

Assim aconteceu.

O restante dessa história magnífica todos já sabem.
De tudo aquilo restaram as normas, os ritos, os dogmas, as interpretações diferenciadas, de acordo com os hábitos, tradições e costumes em cada continente terrestre.

Vale considerar que, não se sabe, pelo mundo afora, de qualquer fato que tenha tido a mínima possibilidade de superar esse acontecimento, em importância e magnitude, perante a humanidade. Embora existam centenas e centenas de religiões espalhadas pelo mundo. Muitas delas com os seus deuses e mitos. Porém, nenhum jamais superou ou superará o nascimento, a vida e a paixão de Jesus Cristo, filho de Deus-Pai encarnado, a ponte de libertação e salvação para os homens de boa vontade.

Por isso, todos nós do RONDONIAGORA, nos juntamos às manifestações de júbilo erguidas aos céus, pela vinda (ainda que simbólica) de Jesus Cristo ao nosso mundo outra vez, primeiramente para agradecer o que Deus nos tem concedido (vida, saúde, família, saber, trabalho, sobrevivência em coletividade, sobre modo, pelo pão de cada dia em nossas mesas, pelo sorriso de nossos filhos, de nossas esposas, pais, mães e tantos amigos que nos acolhem).

Isso é lição boa e impagável, num mundo tão carente de autênticos valores humanos, cheio de competitividade, ambição, confrontos, guerras, sofismas e paradoxos sociais.

E mais que isso: é hora de agradecer e de rogar a Deus, que nos ajude em nossa caminhada nesse mundo, com altivez, com humildade, com sabedoria, sobre modo de forma edificadora e solidária para com os nossos semelhantes.

É hora, também, de rogar que as Bênçãos de Deus e da Virgem Maria, nos cubram e protejam contra as “setas atiradas pelo inimigo”, nos livrando também de todas as suas armadilhas, para que possamos cumprir com coragem e determinação a missão para a qual fomos destinados. 

Senhor Jesus, que essas bênçãos se estendam sobre todos os lares de Rondônia, do Brasil e do Mundo, vez que, somente Tu és símbolo verdadeiro do Amor, do Perdão e da Paz.

Que o Natal, Senhor, não seja apenas atos de consumismo e banalidades em nossas vidas.

Que saibamos separar bem os excessos e nos livrar de suas conseqüências malévolas, pois Tua Essência não está e jamais estará nessas coisas. Daí a Tua preferência pelos humildes e menos favorecidos da sorte.
 
Portanto, finalizamos estas mal traçadas desejando deforma especial a todas as pessoas que acessam o www.rondoniagora.com: UM NATAL DE FÉ E DE MUITA LUZ! 

Que as bênçãos do Menino-Deus tragam para todos, indistintamente, os ingredientes necessários à edificação de nossas vidas material e espiritual.

Que assim seja! Amém!

FELIZ NATAL !       

*************

2   -   STAF GOVERNAMENTAL DO FUTURO GOVERNO

O governador Confúcio Moura (PMDB) continua divulgando os nomes das pessoas escolhidas para comporem o staf governamental, que entrará em ação a partir do dia 1º. de janeiro de 2011, quando então se iniciará uma nova administração para o povo rondoniense.
O governador eleito e diplomado já divulgou em seu blog os seguintes nomes:

•    Comando Geral da Polícia Militar  -  Cel. PM Paulo César de Figueiredo;
•    Subcomandante da PMRO – Cel. PM Antônio Carlos Tomazzoni;
•    Secretário-Chefe da Casa Militar - Major PM Maurício Marcondes Gualberto;
•    Secretário-Chefe da Casa Civil  - Ricardo Sá;
•    Secretário-Chefe da Casa Civil (Adjunto) – José Batista da Silva;
•    Secretaria de Finanças (SEFIN) – Benício Antônio Alves;
•    Secretário-Adjunto (SEFIN)  – Wagner Luiz de Souza;
•    Secretaria de Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Carlos Muller;
•    DETRAN – Diretor Geral – Airton Gurgacz (Vice-Governador);
•    DETRAN – Diretor Geral-Adjunto – Cel. PM João Maria Sobral de Carvalho;
•    Superintendência de Licitações (SUPEL) – Márcio Rogério Gabriel;
•    Representação de Rondônia em Brasília – Elizete Lionel;
•    Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar – Cel. BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza;
•    Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP) – Abelardo Castro Neto;
•    Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM) – Nanci Maria Rodrigues;
•    Secretário-Adjunto (SEDAM) – Cel. PM Josenildo do Nascimento;
•    Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) – Jorge Alberto Elarrat Canto;
•    Secretaria de Estado da Educação (ADJUNTA) – Neila Pires Myrria;
•    Controladoria Geral do Estado (CGE) – Juliana Furini Reginato;
•    Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) – Miriam Spereafico;
•    Secretaria de Estado da Justiça (Adjunto) – Zaqueu Vieira Ramos;
•    Secretaria de Planejamento (SEPLAN) – George Alessandro Gonçalves Braga;
•    Secretaria de Planejamento (Adjunto) – Avenilson Trindade;
•    Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) – Júlio Olivar;
•    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) – Sérgio Rubens;
•    CAERD (Adjunto)  - Castelo Branco Alencar;
•    Departamento de Comunicação do Governo (DECOM) – Fred Perillo;
•    Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - Lúcio Antônio Mosquini;
•    Secretaria de Estado da Defesa, Segurança e Cidadania (SESDEC) – Marcelo Nascimento Bessa (Delegado da Polícia Federal);
•    SESDEC (Adjunto) - Ricardo Rodrigues Moura (Delegado da Polícia Civil-RO);
•    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Muller;
•    IPERON  -  Walter Silvano Gonçalves;
•    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)  -  Mateus Santos Costa;
•    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES)  -  Édson Luiz Vicente;
•    SEDES (Adjunto)  -  Allan James França Benjamin;
•    Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL) - Francisco Leílson Celestino;
•    Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS): ......................................;
•    Secretaria de Estado de Assistência Social (ADJUNTO): Márcio Antônio Felix Ribeiro;
•    Procuradoria Geral do Estado (PGE)  -  Valdecir Silva Maciel;
•    Procuradoria Geral do Estado (ADJUNTA) – Maria Rejane Sampaio Santos;
•    Secretaria de Estado da Administração (SEAD) – Vera Lúcia Paixão;
•    Secretaria de Estado da Administração (ADJUNTA) – Carla Mitsuê Ito;
•    Instituto Estadual de Pesos e Medias (IPEM) – Osnir Ortiz;

•    OBSERVAÇÃO:

•    Ainda falta uns 14 ou 15 cargos para serem preenchidos. Tão logo o governador eleito, Confúcio Moura, os confirme, nós os divulgaremos. Aguardem!

*************

VEJA OS CARGOS MAIS IMPORTANTES DO GOVERNO DE RONDÔNIA

1)    Governadoria
2)    Vice-Governadoria
3)    Casa Civil
4)    Departamento de Comunicação (DECOM)
5)    Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG)
6)    Imprensa Oficial do Estado (DOE)
7)    Departamento de Defesa do Consumidor
8)    Casa Militar
9)    Corregedoria Fiscal
10)    Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS)
11)    Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN)
12)    Secretaria de Estado da Administração (SEAD)
13)    Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN)
14)    Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)
15)    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU)
16)    Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI)
17)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM)
18)    Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL)
19)    Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS)
20)    Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE)
21)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Social (SEDES)
22)    Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC)
23)    Procuradoria Geral do Estado (PGE)
24)    Controladoria Geral do Estado (CGE)
25)    Superintendência de Representação do Estado de Rondônia em Brasília - DF (SUCAP)
26)    Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL)
27)    Coordenadoria Geral de Apoio à Administração (CGAA)
28)    Coordenadoria Geral de Transportes Oficiais e Garagem (GTO)
29)    Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário (CGPI/SEAD)
30)    Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON)
31)    Companhia Estadual de Processamento de Dados (CEPRORD)
32)    Coordenadoria da Receita Estadual (CRE)
33)    Banco do Estado de Rondônia (BERON) - em Processo de Liquidação)
34)    Diretoria Geral da Polícia Civil (DGPC/SESDEC)
35)    Instituto Estadual de Identificação (IEI)
36)    Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO)
37)    Defesa Civil
38)    Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
39)    Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
40)    Hospital e Pronto Socorro João Paulo II
41)    Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON)
42)    Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON)
43)    Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA)
44)    Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD)
45)    Policlínica Osvaldo Cruz (POC)
46)    Laboratório Central de Exames (LACEN)
47)    Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER/DEOSP)
48)    Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
49)    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD)
50)    Companhia de Gás e Esgotos de Rondônia (RONGÁS)
51)    Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM)
52)    Agência de Defesa Sanitária Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)
53)    Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER)
54)    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)
55)    Companhia de Armazéns Gerais de Rondônia (CAGERO)
56)    Companhia de Mineração de Rondônia (CMR)
57)    Superintendência de Turismo do Estado de Rondônia (SETUR)
58)    Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE)
59)    Departamento de Estado de Obras e Serviços Públicos (DESOP).


*************

FRASES CORAJOSAS E CONTUDENTES DE CONFÚCIO MOURA

Mostrando a população que, o fato de ter sido eleito por um conglomerado de partidos políticos não o inibiu e nem o inibirá, para administrar o Estado após sua posse no dia 1º. de janeiro próximo, o governador Confúcio Moura (PMDB) continua “abrindo o seu leque” de frase corajosas e contundentes. Dentre estas:

•    “...Ninguém vai levar secretarias de estado de porteira fechada”. - Confúcio mostra que se manterá atento ao que vier a ocorrer dentro dos entes governamentais da administração direta e indireta, ou seja, manterá dentro destes entes, pessoas de sua confiança e obviamente ligadas ao seu partido, o PMDB.

•    “...O importante é que cada partido político ofereça os seus melhores membros para ajudar a governar”.  - Quer dizer, Confúcio está dando a entender que, não deverá nomear iletrados, desqualificados e pessoas sem experiência para cargos de Direção e Assessoramento Superior (CDS). – Certamente que ele deve estar informado de que existe pessoas sem a mínima competência para exercer CDS no atual governo, e que deverão ocasionar problemas para aqueles que os nomearam.

•    “... governaremos com os partidos aliados ao PMDB, quais sejam: DEM, PRTB, PDT e PC do B (desde o 1º. turno das eleições), e PT, PSB, PP, PR, PHS e PMN, no segundo turno”.   -  Aqui, ele sintetiza que, realmente, governará para todos... Porém, não com todos. Isso está mais do que óbvio. Ou não?

•    “...A campanha acabou, portanto, é hora de trabalhar sem perseguição ao empresariado, aos sindicalistas, aos servidores públicos, aos prefeitos e as lideranças das comunidades rondonienses”. – Essa, sem dúvida é uma das frases de maior aceitação, do governador eleito, pela população.

•    “...Em certas atividades administrativas do Estado teremos de analisar o aproveitamento de servidores nomeados para cargos comissionados pelo governo atual, caso contrário se incorrerá na possibilidade de imperar setores importantes da administração, e isso poderia vir a prejudicar o Estado”.  -  Eis aí outra demonstração de conhecimento, sensibilidade e sensatez de Confúcio Moura, pois muita gente estaria temerosa de sofrer perseguições no futuro governo.

•    “... É importante conhecer a realidade administrativa de outros estados, para desta forma colher subsídios positivos ao nosso plano de trabalho em Rondônia, e que objetivem melhorar a qualidade de vida da população”.  – Essa frase mostra o quanto Confúcio Moura está focado nas diferentes formas de como pretende realizar o seu governo em prol dos 52 municípios rondonienses. Faz sentido.

Sendo assim, o remédio é aguardar com serenidade o que o novo governo fará por Rondônia e sua população, vez que, esta já superou a casa de 1.500.000 habitantes, segundo dados do IBGE.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!

*************

Fonte: Walmir Miranda

Autor: Walmir Miranda

Versão para impressão Indique este arquivo Comente a notícia

Veja Também

O CENÁRIO POLÍTICO DE RONDÔNIA FICOU MAIS POBRE COM O FALECIMENTO DE ODAIR CORDEIRO, EXPRESSIVO LÍDER DO PTO CENÁRIO POLÍTICO DE RONDÔNIA FICOU MAIS POBRE COM O FALECIMENTO DE ODAIR CORDEIRO, EXPRESSIVO LÍDER DO PT

Comentários dos leitores

Nome: claudiocarlosdemiranda
Comentado em 24/12/2010 às 13:08

É natal.Quando chega a época ou vésperas de natal e ano novo, é sempre a mesma coisa.É como se estivessemos em época de eleição.Vamos mudar pra melhor, ou talvez, ano que se aproxima tudo vai mudar.Muda Presidente, muda Senadores, muda Deputados em geral, muda prefeito, muda vereadores e governadores.Pura enganação.Continua tudo a mesma coisa e o povo sendo trouxa e enganado.

Articulistas

Clickweb Agência Digital