Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Escândalos e corruptos que envergonham o Brasil

Sábado, 23 Janeiro de 2010 - 09:50 | Walmir Miranda


Quem não lembra o escândalo vergonhoso ocorrido, recentemente, mediante o “mensalão do PT”, que inclusive derrubou figuras importantes do partido e assessores diretos do presidente Luiz Inácio Lula da Silva?

Quem não lembra da terrível e ilegal “quebra de sigilo bancário” daquele humilde jardineiro pelo então todo poderoso ministro da Fazenda, Antônio Pallocci (PT)?

Quem não lembra da prisão do irmão do sindicalista e deputado federal José Genuíno (PT), que foi flagrado com milhares de dólares na cueca em São Paulo?

Quem não lembra do envolvimento do ex-churrasqueiro do presidente Lula com empresários e políticos suspeitos de transações ilícitas no País?

Quem não lembra das denúncias acatadas pela Justiça, em razão do escândalo do “mensalão” do ex-governador de Minas Gerais (e atual senador da República) Eduardo Azeredo (PSDB)?

Quem não lembra do juiz ladrão Nicolau dos Santos Neto, apelidado de “Nicolau Lalau”, por ter abocanhado dos cofres públicos milhões de reais destinados à construção do Tribunal Regional do Trabalho de São Paulo. Nicolau Lalau foi condenado a cumprir pena domiciliar (em sua nababesca mansão, no bairro Morumbi, em São Paulo).


ESCÂNDALOS E CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM O BRASIL   (2)

ESCÂNDALOS E CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM O BRASIL   (2)

Na verdade, em todos esses vergonhosos episódios, muitas centenas de milhões de reais foram roubados dos cofres públicos, em prejuízo da população brasileira, principalmente daquelas camadas mais pobres e desamparadas da sorte.
Verdadeiras quadrilhas de “elementos do colarinho branco” continuam a assaltar o dinheiro proveniente do pagamento de impostos pelo povo brasileiro e que não lhe retorna em forma de políticas sociais mais eficazes, de forma a diminuir os bolsões de miséria existentes nas cinco regiões de nosso País.
Portanto, essa grana vergonhosamente roubada deveria estar sendo aplicada em mais educação, saúde, segurança, para melhorar a qualidade de vida dos brasileiros.
Entretanto, pelo que já se sabe ou se pode imaginar, os muitos milhões roubados estariam em contas de supostos políticos e empresários corruptos (dentro ou fora do Brasil).
Os escândalos estaduais que o digam.
O resultado disso, na outra ponta da questão é o crescimento da criminalidade em todas as partes do País.
E sabem por quê?

ESCÂNDALOS E CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM O BRASIL   (3)

Porque os pobres, os desprovidos da sorte, não agüentam mais ver essa gente rica e milionária roubar dinheiro público, descaradamente, só para fazer crescer o seu poderio econômico e financeiro, e não irem para a cadeia?
Enquanto isso, os estabelecimentos prisionais estão abarrotados de pequenos deliquentes ou deliquentes primários (pobres, pretos e prostitutas), enquanto os verdadeiros “tubarões do crime” estão à solta, rindo da cara da população e zombando das autoridades constituídas.
Isso é uma vergonha.

ESCÂNDALOS E CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM O BRASIL   (4)

É bom que se diga que, não é por falta de leis que esses políticos corruptos e empresários ladrões estão à solta pela aí.
Até porque as leis brasileiras são suficientes para combater a corrupção. Todos sabem disso.
O problema, na verdade, são as “brechas” existentes nessas leis.
É através dessas “brechas” que os bons advogados conseguem livrar seus clientes ricos e poderosos da cadeia ou arrastar os processos por anos e anos, até a quase caduquice dos mesmos junto aos tribunais.
Entretanto, é preciso admitir que, no Brasil, também existem pessoas sérias (magistrados, empresários, políticos, autoridades, líderes de classes e lideranças comunitárias). Porém, o grande número de pessoas sem ética e sem respeito pelo próximo é que causa todo esse mal que aí está e envergonha a Nação perante os olhos do mundo que, aliás, padece dos mesmos defeitos e problemas conforme a imprensa mostra todos os dias.
Os corruptos por sua vez podem pensar em tudo, menos no futuro do Brasil e de sua gente honesta, pacífica e trabalhadora.
Mesmo assim é preciso continuar acreditando que o mal jamais vencerá o bem.
Para isso acontecer é preciso que a população brasileira diga não a CORRUPÇÃO.

ESCÂNDALOS E CORRUPTOS QUE ENVERGONHAM O BRASIL   (5)

Como em 2010, mais precisamente em outubro próximo teremos eleições majoritárias, outra vez, será mais uma oportunidade para se depurar o cenário político, votando em quem realmente tenha compromisso com o Brasil, com os seus estados e município. E, principalmente, com a sua população.
Mas será preciso ter coragem muita coragem para separar o “joio do trigo”, quando se estiver frente a frente, cara a cara, com as urnas.
Caso contrário é se preparar para “chorar sobre o leite derramado” (por mais quatro anos), além de correr o risco de dar chance para a ladroagem, a roubalheira e a corrupção continuarem envergonhando e destruindo o nosso País.
O momento, portanto, não deve ser desperdiçado. E sim, aproveitado, para uma profunda reflexão.

GIC RECOLOCA ESTELIONATÁRIO NA CADEIA

Depois de ficar foragido da Justiça mais de um ano, o perigoso estelionatário Marcos Roberto de Souza, (vulgo Abadias de Rondônia), que está sentenciado por crimes de utilização de CPF´s de terceiros, prática de estelionato e adquirido mais de 90 veículos (através de financiamentos fraudulentos) em Rondônia, inclusive automóveis.
O perigoso marginal já havia sido preso nas cidades de Ariquemes, quando em 1998 foi preso pela primeira vez, e Ji-Paraná. Porém, em ambas as cidades, conseguiu driblar a segurança e se evadir da prisão. Sua captura ocorreu quando trafegava em um veículo, na Rua D. Pedro II, no centro de Porto Velho e foi percebido por integrantes do Grupo de Investigações Criminais (GIC) da SESDEC, comandado pelo Delegado de Polícia Jeremias Mendes. O “Abadias de Rondônia”, novamente está vendo o “sol nascer quadrado”. E desta vez, a polícia promete mantê-lo recluso por muito tempo. Com isso a sociedade respira aliviada.

JUSTA COMPENSAÇÃO

O presidente Lula anunciou que o governo pretende compensar as famílias dos militares brasileiros mortos pelo terremoto que destruiu o Haiti, principalmente, a capital Porto Príncipe, atingindo inclusive, a sede da Força de Paz, ali instalada pela ONU, que é comandada pelo Brasil.
Lula disse que o governo dará uma compensação financeira para cada família das vítimas no valor R$ 500.000,00 (quinhentos mil reais). E que, além disso, os filhos dos soldados mortos no Haiti terão cada um, uma bolsa-ajuda no valor de R$ 510,00 (quinhentos e dez reais) mensais até que completem 24 anos de idade.
O gesto do presidente é digno de aplausos.
Bom seria que outros heróis nacionais, mortos no cumprimento de suas missões (heróis esses que não são da área militar), também viessem a ter tão magnânima atitude por parte do governo brasileiro. É que, as famílias de vários desses heróis esquecidos, em muitas partes do Brasil, estariam lutando com dificuldades para sobreviver a perda de seus entes queridos, no que diz respeito a terem uma vida digna e a altura do valor daqueles heróis.
Porém, cabe reconhecer que cada caso é um caso.

GENERAL JORGE ARMANDO

Nos idos de 1.975 / 1.976, o então Tenente do Exército Brasileiro Jorge Armando de Almeida Ribeiro coordenou os trabalhos de asfaltamento dos primeiros quilômetros da BR-364, a partir do trecho entre as cidades de Porto Velho (RO) e Cuiabá (MT), através do 5º. BEC sediado na Capital rondoniense.
Pois bem, aquele jovem oficial, que prestou inestimáveis serviços a Rondônia é hoje General de Divisão do Exército, e até o dia 22 deste mês comandou a 1ª. Região Militar, no Rio de Janeiro, quando foi substituído pelo também General de Brigada João Ricardo Maciel Monteiro Evangelho.
Jorge Armando foi designado para o cargo de vice-chefe do Departamento de Engenharia e Construção do Exército, em Brasília/DF.
Ainda sobre esse conceituado oficial do Exército: ele foi o 1º. Comandante da Junta Americana de Defesa, cuja sede está instalada na cidade de Washington, nos Estados Unidos.
Auguramos ao General Jorge Armando muito sucesso à frente de sua nova missão como vice-chefe do DEC/EB.

“EPIDEMIA” DE PRÉ-CANDIDATOS

Já começou a “epidemia” de pré-candidatos às eleições majoritárias de outubro vindouro. O eleitorado terá: eles e elas, de todos os matizes, com os seus costumeiros “discursos progressistas”, onde, como sempre, o povo é e sempre será o mais olhado, o mais consultado e o mais respeitado, se eleitos forem.
O problema é que, entre a intenção e a concretização desse objetivo existe “um se”. É aí que a porca torce o rabo, porque candidatos “lisos”, mentirosos, sem história de vida decente para contar, certamente “irão levar fumo”.
Também, aqueles e aquelas, que num passado não muito distante exerceram cargos políticos e nada fizeram pelo bem estar do povo podem ir tirando o cavalinho da chuva. Provavelmente levarão “fumo no fiofó”, como dizem os bravos caboclos amazônidas nestas plagas rondonienses.
Tem também os caloteiros. Desses ninguém esquece.
O povo está só esperando a hora do “acerto de contas”. Isso irá ocorrer quando o eleitor, frente a frente com a urna eletrônica der o seu veredicto, escolhendo os futuros candidatos de acordo com o seu perfil, exemplo de capacidade profissional, estrutura familiar e educacional, e sobre modo, pelos trabalhos já realizados pelos seus municípios e, também, pelo Estado de Rondônia.
Só isso...  


ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!

*****************************************************

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também