Rondônia, 26 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Feliz e venturoso Ano Novo! Ante o inexorável relógio do tempo ele chegou mais uma vez.

Quarta-feira, 29 Dezembro de 2010 - 16:18 | Walmir Miranda


Feliz e venturoso Ano Novo! Ante o inexorável relógio do tempo ele chegou mais uma vez.

De forma inexorável o relógio do tempo está concluindo mais um ano na existência da humanidade.



Em meio a esse enigma da humanidade o Ano Novo está chegando, chegando, chegando! Um clima de festa continua sacudindo à humanidade em seus cinco continentes.

Por sua vez, o ano de 2010 agoniza, com as suas boas e más realizações na vida de cada um. Sem choro, nem vela.

Quem fez o bem. Quem travou o bom combate, travou.

Quem não o fez e preferiu ficar caído ao longo da árdua caminhada terrena, com certeza não resolveu nada. Porém, terá uma nova oportunidade.

Assim é e continuará a ser o mistério da vida humana, para todos, inexoravelmente.

Entretanto, vale a pena olhar para trás e verificar que não vivemos em vão. Que valeu a pena colocar a “própria cruz” nas costas e seguir em frente, desbravando todas as venturas que surgiram ao longo de mais esta caminhada terrena.

Só os fortes, os obstinados, os que buscam forças no Espírito de Deus, para suportar os inúmeros obstáculos do dia a dia são os verdadeiros vencedores, neste mundo de alegrias, dores e aflições.

Vale lembrar que, queiramos ou não, o relógio do tempo não para jamais. Ele segue incólume sua trajetória levando todos ao encontro da “partida” para a outra existência. Aquela que os incrédulos, os fúteis, os cegos de compreensão das coisas de Deus não conseguem enxergar, e sobre modo, reconhecer a sua importância no contexto da humanidade, para ricos ou pobres, para poderosos ou oprimidos, para os cultos ou ignorantes. O desígnio é o mesmo.

Assim, no instante em que a humanidade se prepara para recepcionar o ANO NOVO DE 2011, cabe olhar para trás e analisar os feitos que realizamos. Analisar se os 365 dias que se passaram foram bons ou ruins. Se nos comportamos como seres formados à imagem e semelhança de Deus, ou se continuamos a bancar os idiotas, os frívolos, vaidosos, arrogantes e prepotentes, que só ficam presos às quinquilharias produzidas pelo próprio “lixo humano”, representado aqui ou acolá pelos que só sabem exigir o melhor para si, em detrimento de seus semelhantes.

Aqueles que nunca estão satisfeitos com nada que vêm, têm ou sonharam obter, porém de forma não muito ortodoxa, decente ou limpa. Apenas querem “tudo” a qualquer preço. Esquecendo que tudo provém da liberalidade de Deus, queiram ou não, vez que, jamais terão a capacidade de, sequer tornar um simples fio de cabelo preto ou branco. Embora exista tanto artificialismo humano para isso.

Portanto, nunca é tarde de mais para uma reflexão, uma tomada de decisão referente aos atos que praticamos, sobre modo, aqueles que interagem ou interagiram, direta ou indiretamente, com os nossos semelhantes.

Nunca é tarde para verificarmos se o que temos produzido pelo fruto da nossa inteligência tem sido bom ou destrutivo. Verificar, se ao longo do ano que ora se encerra procuramos nos edificar ou nos autodestruir fixados apenas em ambições desmedidas, mesquinhas, sem nos importar com os que gravitam à nossa volta.

É muito importante fazer reflexões desse tipo, antes que seja tarde demais. Antes que o relógio do tempo também pare para nós. Afinal os homens nunca sabem quando essas coisas podem acontecer.
Já perceberam isso? Pois é.
O ano velho, portanto, agoniza e sabe que em instantes será “finito”... Já era!

Por isso é hora de se fazer aquela “paradinha” para consultarmos nossa própria consciência, para ter certeza se não estamos vivendo apenas por viver, sem sentido edificante, para nós, para os nossos familiares, para os nossos semelhantes. Ou se estamos transformados em “meros robôs” humanos impregnados de ganância e ambição, querendo passar por cima de tudo e de todos a qualquer preço, esquecendo-nos que a vida é uma troca permanente de atos e situações, que ocorrem no presente ou no futuro.

É hora também, de agradecer a Deus pela ventura de estarmos vivos, quando tantos já se foram, já “partiram” dessa para melhor.
Afinal de contas viver ainda é o grande desafio da humanidade. Isso porque as barreiras, os obstáculos, as doenças, a criminalidade, os vícios e as guerras eclodem a todo instante em nosso caminho, chegando, por vezes, a nos desanimar e sucumbir.

Portanto, que o ANO NOVO DE 2011, seja bem vindo!

Venha cheio de amor, de paz e de esperança!

É dessas coisas que todos os seres humanos precisam para seguir em frente, acreditando que o amanhã haverá de ser melhor para ricos e pobres, para pretos e brancos, para os poderosos, para os humildes, vez que, nesse mundo há lugar para todos. E diante dos olhos de Deus, segundo está escrito no Livro Santo (Bíblia Cristã): TODOS SÃO IGUAIS. Queiramos ou não.

É hora de orar e pedir a Deus que dê mais entendimento aos que tem a responsabilidade de administrar as coisas mais importantes nessa terra, sobre modo, aos governantes, aos políticos, em cujos ombros esta uma grande parcela de responsabilidade para que os seres humanos possam sonhar com dias melhores.

É hora de pedir pelo fim de tantas guerras que permeiam a terra, dizimando nações e matando inocentes.

É hora de pedir a Deus que ilumine as consciências humanas, para que as famílias não continuem sendo destruídas.

É hora de pedir a Deus que liberte os jovens do vício das drogas, da bebedeira e gluteria desvairadas, das diversões radicais que a nada levam.

Pedir que Deus os liberte das futilidades e vaidades mundanas, que são o retrato do que (muitas vezes) têm dentro de seus lares. Lares estes onde a convivência de mera aparência conjugal é uma constante, lhes causando revolta e os arrastando para uma existência irresponsável, totalmente vazia.

É hora de orar a Deus e pedir-Lhe que abrande os corações daqueles que só vivem para praticar o mal e destruir seus semelhantes.

É hora de pedir a Deus que ilumine as consciências humanas. Sobre modo, aquelas que teimam em fazer da ciência e da religião verdadeiros bunkers de ódio entre os homens, apenas pelo prazer do poder terreno e do dinheiro fácil, na busca de “sonhos” que na verdade não passam de autênticos “pesadelos”.

É hora de pedir a Deus proteção contra o “inimigo”, que com suas legiões malditas infesta os ares, levando desamor e desgraça ao gênero humano. “Ele” sabe que está condenado ao fogo eterno do inferno. Não tem mais salvação.
Deus assim o determinou.

É hora de pedir a Deus, que a jornada de 2011 seja feita com altivez, obstinação, tenacidade e inteligência, na busca da realização de sonhos bons, dignos e limpos.

É hora de ajoelhar e dizer: Senhor Jesus pega na nossa mão e nos guia por caminhos mais seguros. Dá-nos Senhor, a clarividência de poder enxergar o que muitos não enxergam. Dá-nos o dom de ouvir e discernir entre o que é bom e o que é ruim para o nosso corpo e para a nossa alma.

Não deixa Senhor que as fantasias humanas nos afastem de Ti.
Ensina-nos a nos perdoarmos de nossas faltas e, sobre modo, ter coragem e capacidade para perdoar todos aqueles que tentam nos destruir, sem jamais pararem para analisar as coisas que muitas vezes, ainda que involuntárias, geram antagonismos entre pessoas, até mesmo em família. 

Bem-vindo seja o Ano Novo!

Estamos prontos para vivê-lo com coragem e altivez, sem nos deixarmos abater pelas circunstâncias e adversidades, que certamente surgirão ao longo dessa nova caminhada.

Que o Novo Ano chegue cheio de bênçãos divinas, muita paz, muito amor e solidariedade entre os seres humanos.
Que o Ano de 2011, seja assim para todos, indistintamente.
Esse é o nosso maior desejo. Desejo este, que colocamos aos pés da Cruz de Jesus Cristo.  Amém!

FELIZ 2011!

BOAS FESTAS! MUITAS FELICIDADES!

De forma especial, a TODOS QUE NOS PRESTIGIAM COM SUAS LEITURAS ao longo de 2010!
Que Deus-Pai e a Virgem Maria os abençoe!  

*****
VEJA O STAF GOVERNAMENTAL DO FUTURO GOVERNO

O governador Confúcio Moura (PMDB) continua divulgando os nomes das pessoas escolhidas para comporem o staff governamental, que entrará em ação a partir do dia 1º. de janeiro de 2011, quando então se iniciará uma nova administração para o povo rondoniense.

O governador eleito e diplomado já divulgou em seu blog os seguintes nomes:

•    Comando Geral da Polícia Militar  -  Cel. PM Paulo César de Figueiredo;
•    Subcomandante da PMRO – Cel. PM Antônio Carlos Tomazzoni;
•    Secretário-Chefe da Casa Militar - Major PM Maurício Marcondes Gualberto;
•    Secretário-Chefe da Casa Civil  - Ricardo Sá;
•    Secretaria de Finanças (SEFIN) – Benício Antônio Alves;
•    Secretário-Adjunto (SEFIN)  – Wagner Luiz de Souza;
•    Secretaria de Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Carlos Muller;
•    Secretaria de Saúde (SESAU) – Adjunto – José Batista da Silva;
•    DETRAN – Diretor Geral – Airton Gurgacz (Vice-Governador);
•    DETRAN – Diretor Geral-Adjunto – Cel. PM João Maria Sobral de Carvalho;
•    Superintendência de Licitações (SUPEL) – Márcio Rogério Gabriel;
•    Representação de Rondônia em Brasília – Elizete Lionel;
•    Comandante Geral do Corpo de Bombeiro Militar – Cel. BM Lioberto Ubirajara Caetano de Souza;
•    Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP) – Abelardo Castro Neto;
•    Secretaria de Estado do Meio Ambiente (SEDAM) – Nanci Maria Rodrigues;
•    Secretário-Adjunto (SEDAM) – Cel. PM Josenildo do Nascimento;
•    Secretaria de Estado da Educação (SEDUC) – Jorge Alberto Elarrat Canto;
•    Secretaria de Estado da Educação (ADJUNTA) – Neila Pires Myrria;
•    Controladoria Geral do Estado (CGE) – Juliana Furini Reginato;
•    Secretaria de Estado da Justiça (SEJUS) – Miriam Spereafico;
•    Secretaria de Estado da Justiça (Adjunto) – Zaqueu Vieira Ramos;
•    Secretaria de Planejamento (SEPLAN) – George Alessandro Gonçalves Braga;
•    Secretaria de Planejamento (Adjunto) – Avenilson Trindade;
•    Superintendência Estadual de Turismo (SETUR) – Júlio Olivar;
•    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD) – Sérgio Rubens;
•    CAERD (Adjunto)  - Castelo Branco Alencar;
•    Departamento de Comunicação do Governo (DECOM) – Fred Perillo;
•    Departamento de Estradas de Rodagem (DER) - Lúcio Antônio Mosquini;
•    Secretaria de Estado da Defesa, Segurança e Cidadania (SESDEC) – Marcelo Nascimento Bessa (Delegado da Polícia Federal);
•    SESDEC (Adjunto) - Ricardo Rodrigues Moura (Delegado da Polícia Civil-RO);
•    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU) – Dr. Alexandre Muller;
•    IPERON  -  Walter Silvano Gonçalves;
•    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)  -  Mateus Santos Costa;
•    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico e Social (SEDES)  -  Édson Luiz Vicente;
•    SEDES (Adjunto)  -  Allan James França Benjamin;
•    Secretaria dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL) - Francisco Leílson Celestino;
•    Secretaria de Estado de Assistência Social (SEAS): ......................................;
•    Secretaria de Estado de Assistência Social (ADJUNTO): Márcio Antônio Felix Ribeiro;
•    Procuradoria Geral do Estado (PGE)  -  Valdecir Silva Maciel;
•    Procuradoria Geral do Estado (ADJUNTA) – Maria Rejane Sampaio Santos;
•    Secretaria de Estado da Administração (SEAD) – Vera Lúcia Paixão;
•    Secretaria de Estado da Administração (ADJUNTA) – Carla Mitsuê Ito;
•    Instituto Estadual de Pesos e Medias (IPEM) – Osnir Ortiz;
•    Instituto Estadual de Pesos e Medidas (Adjunto) – Francisco Pantera;
•    SEAGRI  - Anselmo de Jesus;
•    IDARON – Marcelo de Lima Borges;
•    EMATER – Elisafan Batista de Sales.

•    OBSERVAÇÃO:

•    Ainda faltam alguns cargos a serem preenchidos. Tão logo o governador eleito, Confúcio Moura, os confirme, nós os divulgaremos.

*************

VEJA OS CARGOS MAIS IMPORTANTES DO GOVERNO DE RONDÔNIA

1)    Governadoria
2)    Vice-Governadoria
3)    Casa Civil
4)    Departamento de Comunicação (DECOM)
5)    Coordenadoria Geral de Apoio à Governadoria (CGAG)
6)    Imprensa Oficial do Estado
7)    Departamento de Defesa do Consumidor
8)    Casa Militar
9)    Corregedoria Fiscal
10)    Secretaria de Estado da Assistência Social (SEAS)
11)    Secretaria de Estado do Planejamento e Coordenação Geral (SEPLAN)
12)    Secretaria de Estado da Administração (SEAD)
13)    Secretaria de Estado de Finanças (SEFIN)
14)    Secretaria de Estado da Educação (SEDUC)
15)    Secretaria de Estado da Saúde (SESAU)
16)    Secretaria de Estado da Agricultura, Pecuária e Regularização Fundiária (SEAGRI)
17)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Ambiental (SEDAM)
18)    Secretaria de Estado dos Esportes, da Cultura e do Lazer (SECEL)
19)    Secretaria de Estado de Justiça (SEJUS)
20)    Secretaria Estadual de Assuntos Estratégicos (SEAE)
21)    Secretaria de Estado do Desenvolvimento Econômico Social (SEDES)
22)    Secretaria de Estado da Segurança, Defesa e Cidadania (SESDEC)
23)    Procuradoria Geral do Estado (PGE)
24)    Controladoria Geral do Estado (CGE)
25)    Superintendência de Representação do Estado de Rondônia em Brasília - DF (SUCAP)
26)    Superintendência Estadual de Licitações (SUPEL)
27)    Coordenadoria Geral de Apoio à Administração (CGAA)
28)    Coordenadoria Geral de Transportes Oficiais e Garagem (GTO)
29)    Coordenadoria Geral de Patrimônio Imobiliário (CGPI/SEAD)
30)    Instituto de Previdência dos Servidores Públicos do Estado de Rondônia (IPERON)
31)    Companhia Estadual de Processamento de Dados (CEPRORD)
32)    Coordenadoria da Receita Estadual (CRE)
33)    Banco do Estado de Rondônia (BERON) – (em Processo de Liquidação)
34)    Diretoria Geral da Polícia Civil (DGPC)
35)    Instituto de Identificação de Rondônia
36)    Polícia Militar do Estado de Rondônia (PMRO)
37)    Defesa Civil
38)    Departamento Estadual de Trânsito (DETRAN)
39)    Hospital de Base Dr. Ary Pinheiro
40)    Hospital e Pronto Socorro João Paulo II
41)    Centro de Medicina Tropical de Rondônia (CEMETRON)
42)    Fundação de Hematologia e Hemoterapia de Rondônia (FHEMERON)
43)    Agência Estadual de Vigilância Sanitária (AGEVISA)
44)    Hospital Infantil Cosme e Damião (HICD)
45)    Policlínica Osvaldo Cruz (POC)
46)    Laboratório Central de Exames (LACEN)
47)    Departamento Estadual de Estradas de Rodagem (DER)
48)    Associação de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER)
49)    Companhia de Águas e Esgotos de Rondônia (CAERD)
50)    Companhia de Gás e Esgotos de Rondônia (RONGÁS)
51)    Instituto de Pesos e Medidas de Rondônia (IPEM)
52)    Instituto de Defesa Agrosilvopastoril do Estado de Rondônia (IDARON)
53)    Junta Comercial do Estado de Rondônia (JUCER)
54)    Sociedade de Portos do Estado de Rondônia (SOPH)
55)    Companhia de Armazéns Gerais de Rondônia (CAGERO)
56)    Companhia de Mineração de Rondônia (CMR)
57)    Superintendência Estadual de Turismo de Rondônia (SETUR)
58)    Defensoria Pública do Estado de Rondônia (DPE)
59)    Departamento de Obras e Serviços Públicos (DEOSP).

COMEÇA O NOVO GOVERNO DE RONDÔNIA


Conforme o que tem sido amplamente divulgado pela imprensa começa neste 1º de janeiro o novo governo estadual, sob o comando do médico Confúcio Moura (PMDB).

Desejamos sorte e sucesso ao novo administrador e sua equipe, posto que, disso resultará coisas importantes à consolidação do Estado de Rondônia e sua população.

Que Deus ilumine a todos, indistintamente.

Comentaremos sobre o assunto, de forma mais amiúde, em nossas próximas colunas.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também