Rondônia Agora
  • Geral
  • Política
  • Polícia
  • Cidades
  • Nacional
  • Artigos
  • Todas as Matérias
  • Concursos
  • Redação
  • Publicidade

Artigos

Sexta-feira, 21 de setembro de 2012 - 14:40

COLUNA SEM RECESSO

IBOPE DIVULGA NOVA PESQUISA NA TERÇA; SIMULAÇÕES NÃO INCLUEM MÁRIO PORTUGUÊS

Por: ELIANIO NASCIMENTO

O IBOPE registrou nova pesquisa eleitoral na Capital de Rondônia e uma nova polêmica deve ser iniciada. Nas simulações da sondagem para um possível segundo turno, o candidato Mário Português não aparece. A previsão de divulgação é para a próxima terça-feira, pela TV Rondônia. Na última sondagem o quadro estava assim: Lindomar Garçon (PV) à frente da corrida sucessória da Capital. Ele teria 27% dos votos, segundo o instituto, se as eleições fossem hoje na Capital. Mauro Nazif (PSB) teria 22%, seguido de Mariana Carvalho (PSDB) com 11%. Fátima Cleide (PT) registrou 10% na aferição. Mário Português (PPS) teve 7%, José Augusto (PMDB) e Mário Sérgio (PMN) 2% e Aluizio Vidal (PSOL) e Jaderson (PSTU) 1%. Brancos somaram 6% e eleitores que não sabem ou não opinaram 11 %. A margem de erro da pesquisa IBOPE é uma das mais altas, segundo o registro: 4% para cima ou para baixo. A sondagem foi estimulada.

Para a pesquisa atual, o IBOPE faz cinco simulações: Mauro Nazif X Garçon;  Fátima Cleide X Garçon; Garçon X Mariana Carvalho; Nazif X Fátima Cleide e Nazif X Mariana Carvalho. Nas explicações feitas em questionamentos parecidos em outras partes do país, o instituto explica que apenas os quatro primeiros colocados da pesquisa anterior figuram em simulações. Na Justiça Eleitoral, o entendimento até é razoável, mas se o candidato estiver empatado com outros dentro da margem de erro, no caso de 4%, deve necessariamente figurar. Nesse caso, Mário Português poderia ter 11% e Fátima Cleide cerca de 6%.

No Acre, a sondagem de agosto foi vetada pela Justiça Eleitoral em razão do IBOPE ter exigido endereço, email e telefone dos entrevistados. Em Rondônia isso também acontece. Confira a seguir os dados técnicos da pesquisa divulgada em 21 de agosto e ao final, o questionário da atual:

Número do protocolo: RO-00087/2012
Empresa contratada: IBOPE INTELIGÊNCIA PESQUISA E CONSULTORIA LTDA.
Contratante: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA
Pagante do trabalho: RÁDIO TV DO AMAZONAS LTDA
Data de início: 16/08/12
Data de término: 21/08/12
Entrevistados: 602
Valor (R$): 36.120,00
Metodologia de pesquisa:
Pesquisa quantitativa, que consiste na realização de entrevistas pessoais, com a aplicação de questionário estruturado junto a uma amostra representativa do eleitorado em estudo.
 O intervalo de confiança estimado é de 95% e a margem de erro máxima estimada considerando um modelo de amostragem aleatório simples, é de 4 (quatro) pontos percentuais para mais ou para menos sobre os resultados encontrados no total da amostra.


Fonte: Elianio Nascimento

Autor: Elianio Nascimento

Versão para impressão Indique este arquivo

Comente pelo Facebook




Clickweb Agência Digital