Rondônia, 29 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Perda de uma chance

Sábado, 17 Março de 2012 - 10:11 | Cândido Ocampo


A teoria da perda de uma chance (ou oportunidade) é uma criação da jurisprudência francesa que na década de sessenta do século passado, verificando em determinados casos a dificuldade de se estabelecer com clareza a responsabilidade civil do médico sob a ótica dos pressupostos legais e doutrinários tradicionais, gerando uma incômoda mitigação do dever de reparação, alargou tal entendimento a limites nunca antes vistos.



A perte d’ une chance, num primeiro momento aplicada apenas à atividade médica, consiste em o profissional ser condenado a pagar uma indenização ao paciente não pelo agravamento à sua saúde, que poderia ocorrer mesmo com a intervenção correta do médico, mas pela chance de cura ou de impedimento do agravamento da doença que lhe foi negada em razão do atuar omisso deste.

Exemplo clássico do facultativo que, por não solicitar um exame laboratorial de auxílio mais acurado, atrasa o diagnóstico com evidentes prejuízos ao restabelecimento do paciente.

Neste caso, mesmo com o tratamento sendo iniciado num primeiro momento, o paciente poderia estar passando pelas mesmas agruras. Porém, o diagnóstico tardio lhe tirou a chance de uma pronta melhora do quadro patológico que poderia lhe evitar sofrimento desnecessário.

Não se trata de indenizar a álea, porque, a rigor, nunca há certeza de um resultado benéfico ao paciente se o médico se conduzisse de outra forma. Por isso a chance perdida há de ser séria e real, excluindo-se as meras expectativas e possibilidades hipotéticas.

Na relação médico-paciente, diferentemente de outras profissões, a natureza indenizatória é necessariamente moral, pois não cabe nesses casos de perda de uma chance uma valoração material. Quanto à quantificação do valor indenizatório, a maioria dos juristas concorda que se trata de uma responsabilidade mitigada, pois não se trata de indenizar o dano em si, mas a chance perdida.

Os Pretórios brasileiros vêem a teoria da perda de uma chance ainda com muita reticência, salvo raríssimas exceções dos tribunais sulistas. E é bom que assim seja, pois sendo a Medicina uma ciência conjectural não é prudente entregarmos as decisões judiciais ao labirinto do subjetivismo extremado. 

Cândido Ocampo, advogado atuante no ramo do Direito Médico.

candidoofernandes@bol.com.br

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Cota racial: a oficialização do preconceito

Como é do conhecimento de todos, semana passada o Supremo Tribunal Federal-STF considerou constitucional a política de cotas ra...

SERVIDORES NÃO PRESTAM CONTAS DE SUPRIMENTO DE FUNDOS; PROCESSOS SOMEM E GOVERNO ABRE SINDICÂNCIA

O secretário-adjunto de Estado do Planejamento, Avenilson Trindade, determinou a abertura de sindicância para apurar a responsabilidade de um grupo...

Plantão e a lenda urbana

Semana passada foi divulgado na imprensa estadual que o Ministério Público de Rondônia teria recomendado à Secretaria Municipal de Saúde de Cacoal ...

Porque o plantão de sobreaviso

Semana passada abordamos a legalidade do trabalho médico exercido mediante plantões de 12 ou 24 horas. Estávamos nos referindo ao chamado plantão p...