Rondônia, 28 de março de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Será que o "FICHA LIMPA" entrará em vigor já nas eleições deste ano?

Quarta-feira, 02 Junho de 2010 - 14:42 | Walmir Miranda


FICHA LIMPA (1)

Não resta a menor dúvida que muitos postulantes a cargos eletivos nas eleições majoritárias deste ano devem estar aflitos com a incógnita que paira no ar referente ao Projeto Ficha Limpa.



Por isso, tem gente “segurando os bolsos e os cofres”, para não dar com “os burros n´agua” antes da hora. Pretensos e pretensas postulantes aos cargos de governador, senador, deputado federal e deputado estadual estão cobertos de razão. Já pensou se essa gente gasta o que tem e o que não tem e depois for obrigada, por força da lei, a não concorrer às eleições?

FICHA LIMPA (2) 

Aqui em Rondônia, por exemplo, segundo o que consta nos anais do Tribunal de Justiça, o corolário de nomes, que em princípio poderiam vir a sofrer algum tipo de impedimento para concorrer é o seguinte:

Com condenações em 1º. Grau: - os deputados estaduais - Silvernani Santos, Miguel Sena, Edson Martins e Kaká Mendonça. Detalhe, esses políticos ainda não foram condenados por um colegiado de desembargadores.
Por sua vez, os deputados estaduais Maurão de Carvalho e Neodi Carlos (presidente da Assembléia Legislativa) são réus também. Entretanto, os seus processos ainda não foram submetidos a julgamento. Quer dizer, se não forem condenados terão condições de concorrer ao pleito. 

Daniela Amorim, e os deputados estaduais Marcos Donadon e Amauri dos Santos já estão condenados pelo Tribunal de Justiça de Rondônia. Em assim sendo, e a prevalecer o entendimento do senador Demóstenes Torres e da Ordem dos Advogados do Brasil poderiam ficar fora do pleito eleitoral de outubro de 2010. 

FICHA LIMPA (3)

NA EMINÊNCIA DE SEREM JULGADOS ESTÃO:

Ainda sem condenações, porém, na iminência de serem julgados por um colegiado estão: Dr. Alexandre Brito, Ezequiel Neiva, Jair Miotto, Maurão de Carvalho, Neodi Carlos, Tiziu Jidalias e Neri Firigolo. Portanto, no jargão popular, “estão com a batata assando”.

FICHA LIMPA (4)

Outras destacadas personagens do mundo político rondoniense com problemas na Justiça, como Sueli Aragão (ex-prefeita de Cacoal), que foi condenada por crime de improbidade. A também ex-prefeita de Rolim de Moura, Mileni Motta está com problemas junto ao Poder Judiciário. Tanto Suely Aragão, como Mileni Motta estão tendo os seus nomes badalados como pré-candidatas à Assembléia Legislativa de Rondônia. 

Não é só isso, não. Também ainda com problemas (pendências) na Justiça - (STJ) - o ex-governador Ivo Cassol, que é pré-candidato ao senado, Aliás, Cassol é favorito ao Senado, pelo Partido Progressista (PP). Porém, tem outra coisa: num espaço de apenas seis meses o ex-governador obteve três absolvições na Justiça, e isso só fez aumentar o seu cacife junto a população.
O ex-senador Expedito Júnior, se o projeto “Ficha Limpa” entrar em vigor este ano poderá ficar fora do páreo. Ele perdeu o mandato por questões que a imprensa divulgou sobejamente. Apesar do bom trabalho que desenvolveu ao longo de seu mandato no Senado Federal e de ser um dos favoritos ao governo do Estado de Rondônia pelo PSDB este ano. Os desafetos de Expedito Júnior estão se “agarrando” com tudo que é santo para isso vir a ocorrer. “As coisas ficariam mais fáceis sem ele no caminho”, dizem.
Já o deputado estadual. Tiziu Jidalias, que também é pré-candidato ao Senado Federal estaria correndo o risco de ver sua pretensão frustrada, porque responde por crime capitulado na legislação eleitoral. Durma-se com um barulho desses.

FICHA LIMPA (5)

EM FASE DE INSTRUÇÃO PROCESSUAL

Calma minha gente, tem mais situações delicadas em jogo, pois está em fase de instrução processual o caso envolvendo o ex-deputado federal Nilton Capixaba (caso das ambulâncias). Lembram?
Cabe mencionar que, o pré-candidato ao Senado Federal, Agnaldo Muniz (ex-deputado federal), também à época, havia sido denunciado no mesmo processo no qual Nilton Capixaba (PTB) está incluso. Mas ao que tudo indica teria conseguido provar a sua inocência.

DEPUTADOS FEDERAIS

Os deputados federais Ernandes Amorim, Natan Donadon e Lindomar Garçon ainda estão com problemas com a Justiça.  Detalhe: Ernandes Amorim e Natan Donadon possuem condenações em segundo grau (colegiado), enquanto o processo de Lindomar Garçon se encontra em fase de recurso impetrado pelo referido parlamentar.

FICHA LIMPA (6)

VALDIR RAUPP

O Senador Valdir Raupp, líder do PMDB no Estado e atual vice-presidente nacional da sigla, e que é pré-candidato a reeleição tem contra ele no Supremo Tribunal Federal uma Ação Penal. Entretanto, o pedido de aceitamento dessa ação ainda não foi apreciado por essa que é a mais alta Corte de Justiça do País.

JOÃO CAHÚLLA

Os dois recentes pacotaços de obras lançados pelo governo do Estado, já na gestão de João Cahúlla (PPS), que assumiu o cargo após a renúncia de Ivo Cassol (PP) – para concorrer a uma vaga de senador – estão repercutindo bem junto a população.
Cahúlla vem trabalhando incansavelmente, tanto á frente da máquina administrativa estadual, como em sua campanha como pré- candidato á reeleição ao governo.
Para muitos ele está se saindo melhor do que a encomenda, inclusive, “costurando novos relacionamentos e adesões” que lhe poderão render um surpreendente coeficiente eleitoral em outubro vindouro.
Os dois “pacotaços” estão caindo nas graças do povo, porque as obras estão em andamento e com suas ordens de serviços devidamente assinadas. Quer dizer, não se tratam de promessas, mas de coisas concretas que a população está vendo acontecer.
Em muitas partes do interior, e até mesmo na Capital rondoniense, os comentários são de que “Cahúlla está comendo pelas beiradas”, e mostrando aos adversários que, efetivamente, é um forte concorrente á sucessão de Ivo Cassol; Na Capital, o anúncio de mais 46 quilômetros de asfalto a serem feitos e concluídos até outubro (deste ano) está sendo objeto de elogios, principalmente, nas periferias, que sofrem com o poeiral (no verão) e com o lamaçal (no inverno); E também pelas obras inacabadas da Prefeitura Municipal. No interior, o governo está asfaltando vias públicas nas sedes municipais, dando seguimento a construção de mais pontes e asfaltando outras dezenas de trechos da malha viária estadual. E contra fatos não existem argumentos, comentam os munícipes rondonienses.

AGLUTINAÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS À VISTA (1)

Aproximam-se as convenções partidárias. A partir delas, quando então os partidos políticos definirão as suas nominatas a governador e vice, senadores, deputados federais e deputados estaduais a sorte estará lançada. A jact est, como dizem os franceses.
Aí se saberá quem irá caminhar com quem, e quais as coligações oficiais que se formarão, inclusive, com respeitabilidade a verticalização que será comandada pelas alianças nacionais com vistas à eleição do sucessor ou da sucessora do presidente Lula-lá.

AGLUTINAÇÕES POLÍTICO-PARTIDÁRIAS À VISTA (2)

Enquanto isso, o desenho do quadro atual na política tupiniquim, ainda que preliminarmente, vai mostrando que existe forte tendência de que daqui a pouco se efetivem as seguintes aglutinações político-partidárias:
•    PSDB – DEM – PSC - PTC e PR. (E quem sabe o PSB).
•    PP – PPS – PSL – PTB – PT do B – PV – PTN e PRP.
•    PT – PC do B – PDT (E quem sabe o PSB).
•    E tem quem Aposte que o PMDB poderá ter no seu “arco de apoios” o PSDC (de Neodi Carlos, presidente da ALE. Será?)
Vamos aguardar um pouco mais para sabermos das demais aglutinações políticas que se formarão com vistas as eleições deste ano.
Dizem que poderão surgir grandes novidades, pois o serpentário está aberto e alguns répteis vorazes estão à solta, porque não suportam ficar foram do alcance das “luzes da ribalta”. Mais por vaidade do que por idealismo político. Só pela ostentação do poder pelo poder.
Sendo assim, que desde já, Deus se apiede de suas vítimas.

ATÉ A PRÓXIMA, PREZADOS LEITORES !!!
****************************************************************************

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também