Rondônia, 25 de abril de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Artigos

Terremoto de 7 graus, no Peru, faz tremer o Acre

Quarta-feira, 24 Agosto de 2011 - 15:29 | Altino Machado


Um terremoto de 7 graus na escala Richter, com epicentro perto de Pucallpa, no Peru, foi registrado nesta quarta-feira (24) pelo Serviço Geológico dos Estados Unidos (veja), próximo à fronteira com o Brasil.

O terremoto foi sentido de Rio Branco, a capital do Acre, até Cruzeiro do Sul, no extremo-oeste do país, às 13h46 local (14h46 em Brasília).

- Eu estava dentro do carro e tive que parar porque estava com dificuldade para continuar guiando. Foram dois tremores muito fortes. As pessoas ficaram assustadas e abandonaram casas e prédios - relatou Dudé Lima, assessor do governador Tião Viana (PT), que está em Cruzeiro do Sul, dois minutos após o abalo.

Leia mais:

Novo terremoto atinge o AC, na fronteira com o Peru

Terremoto no Peru assusta os moradores do Acre

Terremoto de 4,5 graus em Santa Rosa do Purus (AC)

Em Rio Branco, o tremor também casou pânico. Funcionários abandonaram vários prédios públicos e comerciais.

- Eu estava sentada numa cadeira, rezando, quando o lustre começou a balançar. Tive vontade de gritar dizendo que estava acontecendo um terremoto, mas me contive. Fiquei receosa de que em casa pudessem pensar que eu estava doida ou tonta - disse a aposentada Maria Machado, que em seguida confirmou o terremoto com seus vizinhos.

A região da fronteira Brasil-Peru frequentemente é atingida por terremotos. O epicentro do terremoto foi a 85 quilômetros de Pucallpa e a 205 quilômetros de Cruzeiro do Sul.

- A  população está toda fora dos prédios aqui em Cruzeiro. Realmente a cidade precisa de uma ponte anti-terremoto - contou o radialista Pablo Cândido, referindo-se a uma ponte inaugurada recentemente na BR-364, sobre o Rio Juruá, que banha a cidade.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também

Vídeo mostra intensidade do tremor de terra no final de agosto

As imagens são de um supermercado em Cruzeiro do Sul (AC), no dia 24.

VÍDEO MOSTRA SERVIDORES EM FRENTE AO TRT APÓS TREMOR

Um forte tremor foi registrado no Peru, mas o abalo atingiu Porto Velho. Prédios foram evacuados, como o do TRT.