Rondônia, domingo, 19 de agosto de 2018
Últimas Notícias   Rondoniagora.com no Facebook Rondoniagora.com no Twitter Rondoniagora.com no Youtube

Agronegócio

Publicado em Segunda, 13 de Março de 2017 - 18h57

Blairo Maggi lança Plano Agro+ em Rondônia e prevê desburocratização de produção e comércio no setor agrícola

da Redação


Blairo Maggi lança Plano Agro+ em Rondônia e prevê desburocratização de produção e comércio no setor agrícola

Foi lançado na tarde desta segunda-feira (13), em Porto Velho, o Plano Agro+ Rondônia, um Programa do Governo Federal, através do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (Mapa). O plano prevê a modernização do setor agrícola no estado, desburocratizando e atualizando as normas de trabalho.

As medidas do Agro+ foram apresentadas em evento com a presença do ministro Blairo Maggi, do governador Confúcio Moura, senadores, deputados, prefeitos e outras autoridades políticas de Rondônia. Segundo o ministro, os principais avanços são a padronização de procedimentos, a melhoria do acesso à informação, a atualização de cadastral e revisão de manuais, além da simplificação dos processos de exportação e importação, ampliando a participação do país no mercado internacional.

“O programa deve diminuir custos e aumentar a eficiência, fazendo com que os produtores brasileiros possam se sentir mais protegidos. Todos os municípios de Rondônia estão aderindo, e isso é necessário, porque uma vez que se faz uma mudança nacional é preciso ajustá-la à regra estadual e também aos municípios. Rondônia vai muito rapidamente cumprir as novas regras de sanidade, legislação e decretos”, disse o ministro.

Maggi afirma que a desburocratização deve beneficiar ao produtores diretamente. “Isso significa que os produtores terão mais dinheiro em suas mãos, e se está nas mãos do produtor, também estará na mão da coletividade e do mercado, e é isso que nós desejamos. Na área de frigoríficos, por exemplo, as regras tem 63 anos, e somente agora nós vamos mexer nesse novo relatório, e com isso o Brasil fica mais eficiente, teremos mais insumos à disposição dos produtores e mais produtos nas mãos dos consumidores”, completa.

As agroindústrias familiares também devem ter menos dificuldade para trabalhar, já que o ministro afirma que as regras que eram exigidas para os pequenos produtores, quase as mesmas exigências destinadas aos grandes, também serão mais flexíveis, construções mais simples, mantendo sempre o cuidado da higiene, e as preocupações com a qualidade do produto. “Hoje o pequeno produtor que tem sua agroindústria na sua própria residência ou uma pequena cooperativa, poderá acessar aos mercados com mais simplicidade, e um sistema de licenciamento de permissão que gera a liberdade de comercialização não só mais dentro de seu município, mas dentro do estado e até fora do estado também”, explicou Maggi.

Facilidade

Para o governador Confúcio Moura, o programa exalta Rondônia e significa facilidade para a produção local. “O Brasil é um país muito difícil, que conspira contra a produção, contra o comércio, um país travado em termos de legislação. Eu acredito que com esse plano o Ministério da Agricultura está arrancando na frente, puxando o comércio dos grandes, médios e pequenos. E logicamente virá atrás também uma política ambiental que facilite os licenciamentos ambientais para os pequenos produtores - que são os mais penalizados, inclusive soltando essas licenças em grande parte pela internet, sem ser necessária a presença física. Nós vamos normatizar, com certeza com o apoio dos nossos deputados estaduais que são favoráveis à produção, todas essas leis facilitadores do comércio e da produção do estado”, declarou.


Rondoniagora.com





2016 © Rondoniagora.com - Jornal Rondoniagora é uma publicação de Central de Jornalismo, Produção, Marketing e Assessoria Ltda. Todo o noticiário, incluindo vídeos, não podem ser publicados, retransmitidos por broadcast, reescritos ou redistribuídos sem autorização escrita da direção, mesmo citando a fonte.

Avenida Guaporé, 4248 - Bairro Igarapé - Porto Velho - RO (69) 3225-9705

Desenvolvido por
Idalus Internet Solutions