Rondônia, 14 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Café de Rondônia classificado para concursos de qualidade em feira internacional realizada em Minas Gerais

Sexta-feira, 10 Novembro de 2023 - 11:14 | Redação


Café de Rondônia classificado para concursos de qualidade em feira internacional realizada em Minas Gerais

A Semana Internacional do Café encerra nesta sexta-feira, 10, com o anúncio dos vencedores do Coffee of The Year e do Concurso Florada Premiada organizada pela indústria 3 Corações. O evento é realizado em Belo Horizonte no Centro de Feiras de Minas Gerais (Expominas). O secretário de Estado da Agricultura, Luiz Paulo, liderou uma comitiva de produtores e técnicos, que está recebendo conhecimento de toda a cadeia do café brasileiro.

“Estamos torcendo para Rondônia repetir o que fez no ano passado, quando levou vários prêmios para nosso Estado. Mas independentemente do resultado, Rondônia já vem se destacando cada vez mais na cadeira produtiva do café em nível nacional”, disse o secretário Luiz Paulo, lembrando do forte apoio do Governo de Rondônia, através do governador Marcos Rocha, e das instituições voltadas a produção agrícola, a exemplo da Emater, Idaron, Seagri, Sebrae, Caferon, Senar, Faperon e Embrapa.

Neste ano de 2023, amostras de produtores de Rondônia foram selecionadas para concorrer a premiação do Coffee of The Year. O Governo do Estado possibilitou o envio dessas amostras (classificadas físicas e sensoriais). Elas são colocadas para prova às cegas, onde os participantes da Semana Internacional do Café terão a oportunidade de avaliar e pontuar o melhor café degustado. O Estado será representado por cinco produtores na fase final: Adenir Alves de Carvalho, Estanislau Antônio Ventorim e Lucilene de Jesus Maia dos Santos (todos de Cacoal); Edvaldo Manthay (São Miguel do Guaporé); e Evertton da Silva Xavier (Novo Horizonte); os quais foram classificados dentre as amostras de café enviadas ao COY 2023.

Governo de Rondônia fortalece a produção de café

O incentivo do Governo do Estado, com ações da Secretaria de Estado da Agricultura (Seagri), tem fortalecido a cafeicultura no Estado. Para o secretário da Seagri, Luiz Paulo, a feira é uma vitrine para o café de Rondônia, que deu um salto extraordinário de qualidade e produtividade. “O oitavo concurso mostrou o potencial que o Estado possui”, evidenciou. 

Rondônia possui uma produção de 3.661.416 sacas; uma área plantada de 61.846 hectares e a maior produção é da espécie Coffea Canephora da variedade Robusta, segundo dados do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE). O Governo investe na estruturação da cadeira produtiva, criando a Câmara Setorial do Café; Programa de Incentivo e Industrialização do Café em Rondônia (Procafé); definição do padrão de mudas de cafeeiros para Rondônia; e pesquisa de Avaliação de Clones de Cafeeiros. Também foram distribuídas 9 milhões de mudas de café nos últimos anos, de calcário, compra de 59 secadores, plantadeiras e calcareadeiras.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também