Rondônia, 15 de julho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Comitiva visita a fazenda Serra Verde

Quarta-feira, 26 Junho de 2024 - 09:52 | da Assessoria


Comitiva visita a fazenda Serra Verde

A equipe da Rovema Agronegócios, recebeu a visita da Comitiva de Autoridades e Representantes de diversas instituições na Fazenda Serra Verde, localizada em Porto Velho, Rondônia.

Este encontro, que aconteceu no dia 06 de junho, reuniu membros do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento (MAPA), da Agência Alemã de Cooperação Internacional (GIZ), da Secretaria de Estado da Agricultura de Rondônia (SEAGRI-RO), da Empresa de Assistência Técnica e Extensão Rural (EMATER), entre outras entidades comprometidas com o desenvolvimento agropecuário e a preservação ambiental. Teve como objetivo explorar e discutir práticas inovadoras adotadas pela fazenda em prol de uma agropecuária mais sustentável.

Sistema Agropastoril

Uma das áreas de destaque durante a visita foi a discussão sobre o sistema agropastoril implementado na Fazenda Serra Verde. Giovanna Ghedin, Coordenadora de Dados Agropecuários da Rovema Agronegócios, apresentou todo o ecossistema do agronegócio do Grupo Rovema, composto por áreas de agricultura e pecuária, aliadas a preservação ambiental.

“Foram analisados os resultados do primeiro plantio de arroz em 2024, em uma área de 500 hectares. Os resultados impressionaram, com uma colheita rentável e uma produtividade que superou as expectativas, evidenciando a eficácia deste modelo agrícola.” Concluiu Giovanna Ghedin, se referindo à safrinha de arroz, numa área ocupada na safra principal pela cultura da soja.

Projeto de Crédito de Carbono

Outro ponto de grande interesse foi a apresentação do Projeto Rio Madeira Redd +, conduzido por Lediana Ghedin, Diretora Institucional do Grupo Rovema. “O projeto visa a rentabilidade com a manutenção da floresta em pé, o objetivo é reduzir o desmatamento florestal do entorno da área de atuação do projeto. Estudos mostram que teremos menos 14 mil toneladas de emissões dentro de 30 anos.” Pontuou, Lediana Ghedin.

Manejo de Pastagens e Processo de Recria e Engorda

Durante a visita, foi apresentado o modelo de confinamento com capacidade de 5 mil animais. Toda a alimentação do cocho é feita pela Sustennutri, a indústria de nutrição do Grupo Rovema. A produção de silagem de milho também é feita na propriedade e complementa a suplementação de volumoso dos animais. Com a nutrição balanceada nas fazendas da Rovema Agronegócios, as unidades produtivas de pecuária se destacam pela qualidade dos resultados obtidos.

“É fundamental garantir um ambiente limpo e controlado em todos os aspectos. Desde o manejo dos resíduos até a qualidade do ar e da água, cada detalhe conta. Afinal, um ambiente bem cuidado não só minimiza o estresse dos animais, como também maximiza a produção e promove o bem-estar geral do rebanho. Por isso, aqui na Fazenda Serra Verde, seguimos rigorosamente as boas práticas.” afirma o Coordenador Técnico em Agropecuária, Heverton Lima.

Rodrigo Junqueira, médico-veterinário da Rovema Agronegócios, reafirma: “A importância da genética aliada a nutrição, está diretamente relacionada ao melhor acabamento de carcaça e um abate precoce desses animais.” 

A visita na Fazenda Serra Verde foi uma oportunidade única para autoridades e representantes das instituições nacionais e internacionais, que testemunharam práticas inovadoras e comprometidas com a preservação do meio ambiente.

“Iniciativas como o Projeto Rio Madeira e o Sistema Agropastoril estão pavimentando o caminho para um futuro na agropecuária mais próspero e sustentável em Rondônia, destacando o papel decisivo que a Fazenda Serra Verde desempenha nesse contexto.” Finalizou o Diretor de Agronegócios do Grupo Rovema, Sr. Valdecir Ghedin.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também