Rondônia, 25 de junho de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Agronegócio

Conab estima produção recorde de café em 3,1 milhões de sacas na safra de 2023 em Rondônia

Quinta-feira, 18 Maio de 2023 - 16:47 | da Conab


Conab estima produção recorde de café em 3,1 milhões de sacas na safra de 2023 em Rondônia

De acordo com informações do 2º Levantamento da Safra de Café 2023, divulgado nesta quinta-feira (18) pela Companhia Nacional de Abastecimento (Conab), a safra de café em Rondônia, neste ano, deve atingir 3,1 milhões de sacas beneficiadas, o que representa uma safra recorde, com aumento de cerca de 11,8% em relação à temporada anterior.

Segundo o Boletim, a produção foi impulsionada pelo incremento de 11,8% na produtividade média para a safra atual, estimada em 48,2 sacas por hectare, estimulada pelas condições climáticas favoráveis, pela entrada de novas áreas em produção utilizando clones mais resistentes e com maior potencial produtivo, melhor manejo da cultura e pelo fato de a maioria das lavouras estarem equipadas com dispositivos para irrigação. Por outro lado, permanece inalterada a área em produção, estimada atualmente em 64.977 hectares, igual à da safra passada.

Clima - As condições climáticas mostraram-se favoráveis para o desenvolvimento da cultura durante todo o seu ciclo reprodutivo, com ocorrências de precipitações regulares nas fases mais críticas e as temperaturas não muito elevadas. Esse cenário foi favorável e benéfico ao desenvolvimento da cultura, cujas plantas manifestaram todo o seu vigor vegetativo, mostrando-se bem enfolhadas e encorpadas, aparentando bom aspecto nutricional com ramos e rosetas bem carregados.

As operações de colheita em todo o estado já ultrapassam 50% e devem se estender até agosto. Nas últimas dez safras, a produtividade média saltou de 17,2 sacas/ha, em 2014, para os atuais 48,2 scs/ha, um aumento excepcional de cerca de 180%. “Esse incremento, que ocorre ano após ano na produtividade das lavouras de café de todo o estado, decorre da renovação do padrão da cafeicultura, migrando de um sistema de baixo uso de tecnologias para um sistema tecnificado. Com isso, Rondônia se consolida como o segundo principal estado produtor de café conilon, ficando atrás somente do Espírito Santo”, observa o gerente de Acompanhamento de Safras da Companhia, Fabiano Vasconcellos

Produção brasileira - A produção nacional de café na safra 2023 deverá registrar crescimento de 7,5% em relação ao ciclo passado. A colheita está estimada em 54,74 milhões de sacas beneficiadas contra 50,92 milhões de sacas em 2022. O bom resultado é esperado mesmo em um ano de bienalidade negativa, como mostra o 2º levantamento da cultura. Confira o Boletim na íntegra.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também